Balanço de 2023: vereador João Guilherme Mazetto avalia ano de trabalho

Série de reportagens da Studio repercute principais ações do ano

O findar de 2023 oportuniza um momento de análise e retomada dos projetos feitos ao longo do ano. Na Câmara de Vereadores de Veranópolis o terceiro e penúltimo ano de mandato foi produtivo. Em uma série de reportagens, a Studio conversa com os representantes do Legislativo Municipal, que fazem um balanço das atividades do ano. Acompanhe a análise do vereador João Guilherme Mazetto:

Como você avalia o ano de trabalho de 2023?

O ano de 2023 foi um ano muito produtivo, de muito trabalho e conquistas importantes. A busca pelo atendimento das demandas comunitárias e o diálogo na construção de uma política diferenciada pautaram as ações de 2023.

Quais foram os principais desafios enfrentados pela Câmara no último ano e como foram trabalhados?

No que diz respeito aos desafios enfrentados, pode-se afirmar que foi um ano relativamente tranquilo do ponto de vista institucional, os projetos foram analisados com muita dedicação e na busca do melhor para a comunidade veranense. Enfrentamos no início de 2023 um período de estiagem que afetou significativamente o setor agrícola de nosso município. Agora no segundo semestre as fortes chuvas castigaram a região e causaram danos significativos na infraestrutura urbana e rural. Sabe-se que muita coisa precisa ser refeita e reconstruída e isso causará impactos financeiros e uma preocupação a todos agentes políticos.

Quais iniciativas, projetos ou ações deste ano, pessoais, você gostaria de destacar? E coletivas?

A maioria das ações realizadas e que merecem destaque foram coletivas, a busca por recursos que contribuem em obras importantes do município é uma delas. Como membro da bancada do PSD eu, o colega Vereador Rodrigo Costa e o assessor regional Moisés Pertile reforçamos nossa parceira com o Deputado Federal Danrlei de Deus e conquistamos para Veranópolis mais de R$1.000.000,00(um milhão de reais) em emendas parlamentares para serem investidas em obras e conquistas do Município – pavimentação para Nossa Senhora da Saúde, valor para aquisição de uma van para APAE, melhorias na sede do União Castilhense, valor para o HSPL.

Também merece destaque o trabalho legislativo, com elaboração de projetos de lei voltados a área da saúde e que tratam de políticas públicas para doenças autoimunes e a fibromialgia. Projeto de lei em parceria com o colega Cristiano Dal Pai que aumenta a transparência de obras públicas com a instituição de QRCode nas placas indicativas de obras. Além disso, trabalhamos a questão do orçamento com a inovação das emendas impositivas de indicação dos valores de cada parlamentar para atendimentos de demandas importantes da sociedade e de entidades. Outro destaque, muito importante foi a continuidade do Projeto “A Escola na Câmara” em parceria com a Vereadora Mara que visa uma aproximação da Câmara de Vereadores com os estudantes, repassando os fundamentos do Poder Legislativo e a estrutura da Administração Pública.

Como você avalia a relação do Legislativo com os demais poderes, entidades e comunidade de Veranópolis?

A relação do Poder Legislativo com os demais poderes e entidades sempre foi pautada com os princípios constitucionais da harmonia, respeito e independência. O diálogo e a construção de ações concretas pautadas no bem-estar social e na eficiência da administração são pilares da relação institucional entre os poderes. Com relação as entidades, a Câmara sempre esteve de portas abertas ouvindo as demandas e buscando sempre uma aproximação com a comunidade.

Para você, quais as metas, planos e projeções para 2024? O que será prioridade?

Que 2024 seja ainda mais produtivo e que possamos ser ainda mais eficientes no atendimento das demandas da comunidade. Teremos um ano atípico por ser ano eleitoral, porém continuaremos empenhados na busca de recursos e na elaboração de projetos legislativos importantes para criação de políticas públicas nas mais diversas áreas. Estaremos sempre dispostos a ouvir a comunidade e dialogar.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.