Ar frio avança para o Brasil após trazer neve na Argentina em dezembro

Uma massa de ar frio está ingressando no Sul do Brasil e deve influenciar o tempo em parte da região até o fim de semana. A temperatura vai cair, trazendo um breve refresco do calor de verão, as informações são da Metsul.

O ar mais frio começa a ingressar pelo Sul do Rio Grande do Sul ainda na noite desta quinta-feira e vai avançar pelo estado gaúcho e parte do Sul do Brasil durante esta sexta-feira. Vai, na sequência, alcançar localidades do Sul e do Leste de São Paulo no fim de semana.

Uma vez que a trajetória desta massa de ar é marítima, a sua influência será maior em cidades localizadas mais perto da costa, no Leste do Sul do Brasil e ainda no Sul e no Leste do estado de São Paulo.

Mínimas mais baixas no Sul do Brasil

A influência do ar frio será sentida já no amanhecer desta sexta no Sul gaúcho e fronteira com o Uruguai. A região da Campanha pode amanhecer nesta sexta com marcas de 12ºC a 13ºC em várias cidades, mas a madrugada do sábado será mais fria com mínimas tão baixas quanto 9ºC a 11ºC, o que é frio para os padrões de dezembro.

Em Porto Alegre, a madrugada mais fria deve ser também a do sábado com mínima no Jardim Botânico ao redor de 14ºC ou 15ºC. A média mínima histórica de dezembro na estação é de 19,4ºC. Em alguns pontos do Sul da capital e da Grande Porto Alegre pode fazer até 12ºC ou 13ºC.

Nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense, sob tempo mais aberto e ar mais seco, a madrugada de sábado tende a ser a mais fria com marcas em alguns pontos de 5ºC a 7ºC, não se descartando registros isolados menores. Gramado deverá amanhecer com 9ºC ou 10ºC no sábado.

Refresca bastante em Curitiba e São Paulo

Refresca bastante em Curitiba no fim de semana. A madrugada de domingo pode ter marcas de 13ºC a 14ºC na região da capital paranaense. Na cidade de São Paulo, a frente fria que precede o ar frio traz chuva nesta sexta. O fim de semana não terá mínimas muito baixas, embora bastante abaixo do normal para dezembro. As tardes é que devem ser muito agradáveis.

Atenção para a neve na Argentina

A massa de ar frio que está chegando ao Brasil também trouxe neve para a Argentina. Na terça-feira, nevou em pleno mês de dezembro na cidade de Ushuaia, na província argentina da Terra do Fogo.

A neve é um evento raro na região, que fica no extremo sul do continente americano. A última vez que nevou em Ushuaia em dezembro foi em 2016.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.