Alerta sobre cuidados com a saúde em relação ao calor extremo nos próximos dias

A Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), divulgou na quarta-feira (13/12) um alerta à população em relação ao calor extremo previsto para os próximos dias no Rio Grande do Sul. A elevação das temperaturas pode desenvolver problemas de saúde, por isso é preciso redobrar os cuidados. Idosos, crianças e gestantes são alguns dos grupos com maior risco.

No âmbito da saúde, é considerado calor extremo quando a temperatura do ar fica mais alta que a temperatura média do corpo humano (em torno de 36,5°C). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar quente ganha força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil, com destaque para as temperaturas máximas do fim de semana, que podem passar dos 40°C.

Nessas situações, o corpo tenta fazer ajustes para regular a temperatura interna por meio do suor e aumento das batidas do coração e da pressão arterial. Isso pode ocasionar quadros de cansaço, dificuldade para respirar e alteração na frequência e volume de urina. O calor, inclusive, pode levar à morte em virtude de ataques cardíacos e derrames causados pelo esforço de tentar manter a temperatura corporal estável.

A recomendação é que a pessoa busque atendimento médico se não se sentir bem ou se apresentar náuseas, taquicardias, tonturas, sensação de desmaio ou queimaduras solares. Os grupos de maior risco são crianças e idosos, assim como pessoas em condições específicas de saúde, como gestantes, pessoas com pouco condicionamento físico ou sobrepeso, com doenças crônicas, com deficiência mental ou problemas de saúde mental e acamados. Condições de moradia (com difícil acesso à água potável, em instituições de longa permanência, privadas de liberdade ou em situação de rua) e de trabalho (ao ar livre ou em ambientes fechados sem refrigeração ou ventilação adequadas) também podem gerar maior chance de problemas com o calor.

Recomendações à população:

  • Beber água ou líquidos (sem álcool), mesmo que não tenha sede, e oferecer às crianças e idosos;
  • Dar preferência para consumo de alimentos leves e frescos, como saladas e frutas;
  • Usar roupas leves, largas e de cores claras;
  • Tomar banhos frios com frequência e antes de dormir;
  • Abrir as janelas para que o ar circule; no entanto, se estiver mais quente fora do que dentro da edificação, fechá-las;
  • Utilizar proteção solar (boné, chapéu, protetor corporal, camisa e óculos UVA/UVB);
  • Tentar permanecer em áreas frescas, na sombra ou em ambiente com ar-condicionado;
  • Evitar atividade física durante as horas mais quentes do dia (das 10h às 16h);
  • Não permanecer muito tempo dentro de um veículo estacionado.

As pessoas que necessitam se expor ao calor extremo devido ao trabalho podem, como medidas adicionais de proteção:

  • Realizar os serviços a céu aberto ou ao ar livre preferencialmente em turnos com menor incidência solar;
  • Inserir pausas durante a jornada de trabalho em locais com sombra para hidratação e descanso;
  • Usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): vestimentas leves confeccionadas com tecidos adequados às atividades com exposição ao sol (com proteção contra raios UVA e UVB), chapéu ou boné;
  • Usar repelentes tópicos, pois as temperaturas elevadas e a umidade facilitam a proliferação de mosquitos, incluindo o Aedes aegypti (transmissor de dengue, zika e chikungunya).

Onda de calor

Segundo o comunicado do Inmet, nos próximos dias, com o aumento das temperaturas e a presença de umidade, será comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuva forte, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Até sexta-feira (15/12), nem todas as áreas podem ter máximas acima dos 35°C em função da maior nebulosidade e umidade, entretanto, o tempo fica muito abafado. No domingo (17/12), com a aproximação de uma frente fria, é esperado o pico do calor durante a tarde na maioria das regiões, com a influência do vento quente e úmido de noroeste, que favorecerá a ocorrência de temporais.

Na segunda-feira (18/12), com o deslocamento da frente fria, aumento de umidade e a virada dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas sofrem acentuado declínio, cessando a onda de calor, inclusive, trazendo temperaturas amenas para esta época do ano.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.