Vice-governador debate soluções para municípios de Roca Sales e Muçum

O vice-governador Gabriel Souza esteve, na manhã desta quarta-feira (22/11), em Roca Sales e em Muçum, no Vale do Taquari, para se reunir com os prefeitos dos dois municípios, Amilton Fontana e Mateus Trojan, respectivamente. O objetivo dos encontros foi entender as demandas emergenciais das cidades atingidas novamente pelos eventos meteorológicos e buscar soluções para apoiar sua reconstrução.

Em Roca Sales, Gabriel visitou o terreno onde serão construídas 20 casas de passagem para abrigar famílias que perderam suas moradias na enchente registrada em setembro. A medida visa oferecer melhores condições para os moradores até que as casas definitivas estejam prontas. Elas serão viabilizadas a partir de recursos da iniciativa privada, por meio da parceira entre o Estado e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), e de doações do setor privado.

“Mesmo sob chuva, os trabalhos seguem no local para agilizar a mudança das famílias que aguardam nos abrigos. Foram ligadas as redes de água e energia elétrica e está sendo feita a terraplanagem para preparar o terreno. Se o clima colaborar, nossa expectativa é entregar as moradias em até 45 dias após o início da obra”, disse Gabriel aos roca-salenses que aguardam em um ginásio.

Durante a visita ao abrigo, o vice-governador conheceu um desses moradores, chamado Darlei. Pai de três filhos, ele agradeceu a assistência do governo do Estado, em conjunto com as entidades e os órgãos parceiros, por proporcionar um novo lar para sua família. “A situação está complicada em todo o Estado. Parece que as chuvas estão nos castigando mais do que na outra vez, mas estamos com esperança”, destacou.

Oportunidades para a região

Em Muçum, Gabriel tratou especialmente de questões relacionadas à assistência social e à recuperação do município. Nos encontros, o vice-governador anunciou que na próxima semana embarcará para uma missão internacional na China, país que é um tradicional parceiro comercial do Rio Grande do Sul.

Em um sala, cinco homens estão sentados em cadeiras de escritórios numa roda. Há uma mesa ao fundo e outra à esquerda. No fundo, no centro, há uma janela coberta por persiana; há também uma janela aberta à direita. Na roda, Gabriel gesticula enquanto fala.
Com prefeito Mateus Trojan (de camiseta branca), vice-governador discutiu recuperação de Muçum – Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O governo do Estado pretende ampliar essa relação, em especial no campo da habilitação de novas plantas frigoríficas – incluindo empresas da região do Vale do Taquari, como Dália e Languiru.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.