Oito pessoas são presas no RS em investigação de “golpe da casa própria”

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Esteio, deflagrou na manhã desta terça-feira (28) a Operação Doce Lar, a fim de desarticular um esquema de golpes em pessoas que buscam adquirir sua casa própria.

As investigações, coordenadas pelo delegado Marco Swirski, iniciaram a partir do registro de ocorrência de uma vítima que teve prejuízo financeiro de R$ 85 mil, além de sofrer extorsão com graves ameaças.

A Operação Doce Lar cumpriu 19 medidas cautelares, sendo dez prisões e nove de mandados de busca e apreensão.

Oito investigados envolvidos no esquema criminoso foram presos. Houve apreensão de drogas e outras provas que reforçam a materialidade dos delitos.

O golpe funciona da seguinte forma: a pessoa interessada em adquirir o imóvel encontra o anúncio na rede social Facebook e deixa seu número de telefone. Posteriormente, um dos integrantes do esquema entra em contato e marca uma visita ao imóvel.

Na data combinada, o golpista apresenta o imóvel à vítima que, convencida, acaba fechando negócio. Porém, ocorre que o imóvel pertence a um terceiro que não tem nenhum conhecimento da negociação. Inclusive, os golpistas chegam a alterar os números dos imóveis para ludibriar as vítimas. Após realizado o pagamento, a vítima passa a ser constrangida mediante ameaça de morte para não ocupar o imóvel, sendo que os golpistas informam que o dono é um membro de facção criminosa. Com medo, muitas vítimas acabam não procurando a Delegacia para reportar o caso.

Dentre os integrantes do esquema, alguns possuem antecedentes por tráfico de drogas, extorsão mediante sequestro, furto e estelionato. Um dos investigados possui mais de 20 ocorrências pela prática do “golpe da casa própria”.

Segundo o delegado regional de Canoas, Cristiano de Castro Reschke, investigações que apuram golpes, estelionatos, fraudes e extorsões, em especial, são tratadas como prioridades no enfrentamento ao crime organizado, uma vez que são nessas modalidades criminosas que esses grupos buscam recursos para fomentar outros delitos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.