Corpo de Bombeiros Militar forma oito novos capitães

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou a solenidade de formatura de oito novos capitães do Curso Superior de Bombeiro Militar (CSBM) 2022/2024, na noite desta sexta-feira (24/11). A cerimônia ocorreu no Grêmio Náutico União, sede Alto Petrópolis, em Porto Alegre.

O curso habilitou ao posto de capitão os bombeiros militares, que receberam o título de bacharel em Ciências Militares e reforçarão o quadro de oficiais do CBMRS. Os novos capitães, duas mulheres e seis homens, após formados, farão o curso de pós-graduação em Segurança Contra Incêndio em Edificações, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para ingressar no CSBM, é preciso ter formação superior em Ciências Jurídicas e Sociais.

A formação iniciou-se em agosto de 2022, dentro do cronograma de chamamento para reposição programada de efetivo, com carga horária de 2.445 horas-aula. Realizada pela Academia de Bombeiro Militar, incluiu disciplinas como direito aplicado à função, defesa civil, administração pública, gestão de pessoas e de recursos financeiros, combate a incêndio, busca e salvamento de pessoas e animais e atendimento pré-hospitalar.

Durante a solenidade, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou a formação dos novos bombeiros, que reforçarão o atendimento à população. “Agradecemos a cada membro do Corpo de Bombeiros Militar o serviço prestado à sociedade gaúcha. A corporação dispõe de profissionais capacitados e comprometidos com a segurança pública. O ingresso de novos oficiais irá fortalecer ainda mais a segurança e o bem-estar de nossa comunidade”, ressaltou Caron.

As madrinhas e os padrinhos dos formandos realizaram a entrega da espada e das insígnias do posto de capitão do Quadro de Oficiais de Estado-Maior (QOEM) do CBMRS. Para o oficial, a espada representa não somente a autoridade, como também a vida militar a ser descortinada. Na promoção ao primeiro posto, ela é entregue como um símbolo material da autoridade, que deve ser usado na aplicação dos princípios e valores cultuados e praticados na carreira, como a responsabilidade, a competência e a justiça. A espada, adornada com a ave mitológica fênix, símbolo do oficial bombeiro militar, representa o enfrentamento do fogo para gerar vida e a capacidade de renascer das próprias cinzas. Também entregues na ocasião, as insígnias designativas do posto de capitão são compostas por três estrelas prateadas, cada uma com um archote dourado no centro.

Os formandos também realizaram o juramento do bombeiro militar. Em uníssono, os oito novos capitães, todos naturais do Rio Grande do Sul, pronunciaram seu compromisso ao primeiro posto: “Perante a bandeira do Brasil, e pela minha honra, prometo cumprir os deveres de oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e dedicar-me inteiramente ao meu serviço”.

“Este é um momento singular para a nossa instituição, marcando a formação da segunda turma de oficiais em nossa academia, que é dotada de um currículo acadêmico específico para as atividades de bombeiro militar. Ao proferirem o juramento, comprometendo-se com o Estado, inclusive com o risco à própria vida, vocês apresentam à sociedade gaúcha uma turma altamente qualificada e pronta para servir”, resumiu o comandante-geral do CBMRS, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues.

Troféu Dom Pedro II
O toféu Dom Pedro II foi criado para homenagear pessoas que se destacaram por suas contribuições à corporação – Foto: CBMRS

O novo capitão do CBMRS Hortêncio Costa Machado Júnior recebeu a medalha Capitão Paulo Roberto Pedroso das Neves das mãos do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e do comandante-geral do CBMRS, coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues. A medalha condecora o capitão classificado em primeiro lugar no CSBM.

Durante a solenidade, realizada em conjunto com o Jantar Baile Dom Pedro II, houve a entrega inédita do troféu Dom Pedro II, criado para homenagear pessoas que se destacaram por suas contribuições à corporação. A distinção evoca o patrono dos Corpos de Bombeiros do Brasil.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.