Tragédia do Vale do Taquari já é usada por estelionatários para aplicar golpes

Os moradores do Vale do Taquari enfrentam uma das maiores tragédias já vivenciadas na região, e esta situação está atraindo um grande número de pessoas dispostas a ajudar. Infelizmente, essa generosidade também atrai oportunistas que buscam aproveitar a situação para aplicar golpes.

A polícia está orientando que doações em dinheiro sejam feitas diretamente para as prefeituras ou para entidades que estejam oficialmente listadas pelas prefeituras (a lista ainda não está disponível).

Já há relatos de que golpes estão sendo aplicados, aproveitando-se da tragédia no Vale do Taquari. Um deles é por grupo de WhatsApp. Em um grupo, um golpista se passava por um representante da Defesa Civil e solicitava doações em dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes.

Portanto, é crucial que a comunidade esteja ciente desse risco e tome medidas para garantir que suas doações sejam direcionadas para ajudar efetivamente as vítimas dessa situação difícil.

Aqui estão algumas dicas para evitar cair em golpes:

  • Verifique a veracidade da instituição ou pessoa que está solicitando doações. Pesquise na internet ou entre em contato com a prefeitura da cidade para confirmar se a instituição é oficial.
  • Não faça doações para pessoas ou instituições que você não conhece.
  • Não envie dinheiro por meio de transferências bancárias ou aplicativos de pagamento para pessoas que você não conhece.
  • Se você receber uma mensagem suspeita, denuncie à polícia.

Recomendações são de que as “vakinhas” e campanhas das pessoas que querem ajudar sejam direcionadas diretamente com pix das prefeituras e não contas particulares para evitar golpes e qualquer outro dano. “Não existem grupos de WhatsApp solicitando doações em dinheiro em nome da Brigada Militar”, alerta também a polícia.

O Vale do Taquari está precisando da ajuda de todos. Se você quiser ajudar, certifique-se de fazer isso de forma segura e responsável.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.