DetranRS emitirá gratuitamente segunda via de CNH para atingidos pelas enchentes

O DetranRS começa a emitir, nesta sexta-feira (15/9), segundas vias gratuitas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores que perderam o documento nas enchentes. O projeto-piloto inicia-se nos cinco municípios mais afetados pelas chuvas. Em Arroio do Meio, Encantado e Lajeado, o atendimento será feito nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) locais. Moradores de Muçum e Roca Sales podem buscar o serviço nos municípios vizinhos, mas o DetranRS pretende viabilizar postos de atendimento nessas localidades nas próximas semanas.

Em um primeiro momento, os condutores devem buscar os CFCs onde realizaram o último serviço (habilitação ou renovação). O DetranRS trabalha na adaptação do sistema para que, dentro dos próximos dias, a identificação seja feita a partir de leitura facial, tanto nos CFCs como nos postos temporários que serão montados em Muçum e Roca Sales. 

O DetranRS alerta que, nessa fase do atendimento, para ter direito à gratuidade é preciso que o condutor tenha feito a habilitação ou renovação no município. A autarquia quer estender o benefício para quem comprove residência no município, bem como para os outros municípios incluídos no decreto que declarou estado de calamidade pública em decorrência das chuvas intensas, mas estuda como fazer o processo com segurança.

A gratuidade da CNH integra as ações da força-tarefa do governo do Estado de atendimento aos desabrigados. As ações emergenciais buscam providenciar documentação para as famílias que perderam tudo nas enchentes e precisarão de documentos, inclusive, para acessar serviços sociais e de ajuda.

O diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli, explica que, além de estender a gratuidade da CNH aos demais municípios atingidos, o DetranRS está estudando outras formas de colaborar na força-tarefa do governo do Estado para a região. “Dentro das nossas competências, estamos atentos às necessidades e vamos atuar, junto aos nossos credenciados, para atender às pessoas e ajudar na reconstrução das cidades.”

Carteira Digital de Trânsito

Aqueles que não perderam o celular e estão com conexão à Internet podem acessar a CNH também pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O documento digital tem a mesma validade jurídica do documento físico e é baixado gratuitamente.

Endereços dos Centros de Formação de Condutores da região

  • Lajeado

CFC Delazeri
Endereço: Rua João Abott, 1141, Centro
Telefone: (51) 3748-4533

CFC Norma
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1259, Centro
Telefone(s): (51) 3714-2058 e (51) 3710-1356

CFC Victoria 
Endereço: Rua Pedro Albino Muller, 553, Florestal
Telefone(s): (51) 3710-1178 e (51) 98123-9174

  • Encantado

CFC Casaril – CHC00007
Endereço: rua Padre Anchieta, 865, Centro
Telefone(s): (51) 3751-3005

  • Arroio do Meio

CFC Arroiomeense
Endereço: Rua Dr. João Carlos Machado, 1078, Centro
Telefone(s): (51) 3716-1737

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.