Comitiva de Veranópolis visita a Comunidade Rural Terapêutica de Bento Gonçalves

No dia 21 de setembro, uma comitiva de Veranópolis composta pelo Prefeito, Waldemar de Carli, Vice-Prefeito, Thomas Shiemann, Secretária de Saúde, Vanessa Calioni Bordignon, Secretário de Governo, Eliézer Dalla Costa, Secretário de Finanças, Ricardo Ledur, acompanhados pela Coordenadora do CAPS, Manuela Generosi, vereadora, Maria Gregol e representantes da ASFADI – Associação Fazendo a Diferença, estiveram visitando a Comunidade Rural Terapêutica do município de Bento Gonçalves.

Localizada no Passo Velho, distrito de Tuiuty, a Comunidade Rural Terapêutica é referência na região para tratamento e acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime residencial transitório e de caráter exclusivamente voluntário (espontâneo). O espaço tem capacidade para atender até 32 pessoas e conta com monitores qualificados para acompanhar as atividades e rotinas instituídas na comunidade. A manutenção do serviço é custeado totalmente com recurso público da Prefeitura de Bento Gonçalves e respeita os fluxos de encaminhamento previamente instituídos pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha para tratamento. Os pacientes têm auxílio psicológico, psiquiátrico, enfermagem, clínico, medicações, participam de grupos de autoestima, além da colaboração de entidades, e atendimento odontológico. A sede conta com biblioteca, horta, horto florestal, onde são cultivadas árvores nativas e flores.

A visita técnica foi conduzida gentilmente pelo Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, Secretário de Saúde, Gilberto Júnior, Coordenador de Saúde Mental, Maurice Bowary e monitores do serviço.

O intuito desta visita foi conhecer a estrutura da Comunidade Terapêutica, a rotina habitual dos residentes, o processo de trabalho para reabilitação dos mesmos, além de fortalecer vínculos, para possíveis futuras parcerias entre os municípios, além de ter referências para a idealização de projeto neste contexto na Terra da Longevidade.

📸 Foto: SMS Veranópolis

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.