Brasil não terá horário de verão em 2023

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não adotar o horário de verão neste ano. A decisão foi tomada após recomendação de técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME), que avaliaram que a medida não é necessária.

Os dados do MME apontam que o planejamento do setor elétrico está robusto, garantindo o fornecimento de energia. Além disso, não há evidências de que o horário de verão contribua para a redução do consumo de energia.

A medida foi extinta em 2019, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na época, Bolsonaro alegou que estudos teriam mostrado que o horário de verão não era mais eficaz na redução do consumo de energia.

Em 2022, Lula fez uma enquete no Twitter sobre o tema. A enquete teve mais de 2,3 milhões de votos, com 66,2% dos participantes favoráveis ao retorno do horário de verão. No entanto, a assessoria do então presidente eleito esclareceu que a enquete seria apenas um indicativo.

O horário de verão estabelecia que os relógios fossem adiantados em uma hora entre os meses de outubro e fevereiro. A medida buscava aproveitar a luz natural do sol por mais tempo, o que poderia contribuir para a redução do consumo de energia.

Resumo

  • O governo Lula decidiu não adotar o horário de verão em 2023.
  • A decisão foi tomada após recomendação de técnicos do MME, que avaliaram que a medida não é necessária.
  • Os dados do MME apontam que o planejamento do setor elétrico está robusto e que não há evidências de que o horário de verão contribua para a redução do consumo de energia.
  • A medida foi extinta em 2019 e Lula havia feito uma enquete no Twitter sobre o tema em 2022, com resultado favorável ao retorno do horário de verão.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.