RS avança em Ranking de Competitividade e atinge sua melhor posição desde 2018

Estado ocupa agora a quinta colocação geral

O Rio Grande do Sul voltou a avançar, pelo segundo ano consecutivo, no Ranking de Competitividade dos Estados. Dos 10 pilares avaliados, o RS obteve a primeira posição em competitividade na eficiência da máquina pública e passa a ocupar a quinta colocação geral do ranking – sua melhor marca desde 2018. No ano passado, o Estado terminou na sexta posição.

“As reformas promovidas pelo governo tiveram grande impacto sobre os resultados obtidos, e os efeitos positivos aparecem em quase todas as áreas”, destacou a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans. 

Os dados da pesquisa do Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria técnica com a Tendências Consultoria e a startup Seall, foram apresentados nesta quarta-feira (23/8), e demonstram o avanço do Estado nesta edição. Além de subir duas posições em eficiência da máquina pública, houve um salto de 18 posições em capital humano, com o RS passando para o sétimo lugar. Conforme o levantamento, os resultados em educação e infraestrutura também têm participação importante na tendência de alta, e para os próximos anos a expectativa é de que siga uma evolução positiva no ranking geral. 

Os três principais eixos e objetivos da pesquisa são a avaliação das gestões com foco na população, atração de investimentos e planejamento e execução de políticas públicas. “O ranking ressalta os pontos negativos e positivos dos Estados. Com isso, é possível conhecer o caminho para traçar políticas públicas mais assertivas”, salientou o gerente de competitividade do CLP, Lucas Cepeda.

Posições ocupadas pelo RS

Eficiência da máquina pública:  1º
Inovação:  2º 
Sustentabilidade social:  4º
Segurança pública:  5º
Educação:  6º
Capital humano:  7º
Sustentabilidade ambiental:  9º
Infraestrutura: 16º
Potencial de mercado:  20º 
Solidez fiscal:  27º

O Rio Grande do Sul é o único Estado que apresentou alta na região Sul, e segue, pelo sexto ano consecutivo, entre os 10 mais competitivos do país. A liderança é de São Paulo (1º), Santa Catarina (2º), Paraná (3º) e Distrito Federal (4º). 

Sobre o ranking 

O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) há 12 anos. Nele, as 27 unidades federativas são avaliadas a partir de 99 indicadores distribuídos em 10 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.