Centro de Autismo completa um ano de operação em Caxias do Sul

O Centro de Autismo completa seu primeiro aniversário neste mês de agosto. Criado pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Centro de Assistência à Saúde do Círculo, o Centro de Autismo presta atendimento 100% SUS a crianças de um a oito anos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é qualificar e humanizar o atendimento prestado às crianças e suas famílias, bem como auxiliar no desempenho escolar, por meio do apoio às escolas onde os usuários estudam.

Antes da abertura do Centro de Autismo, as crianças com TEA eram atendidas nos diversos serviços da rede SUS em Caxias do Sul. Desde agosto de 2022 os atendimentos são concentrados em um único lugar, o que facilita a criação do vínculo com o local e com a equipe, que é multiprofissional e presta assistência nas áreas de neuropediatria, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e serviço social. Além disso, a proposta é inovadora por estender o atendimento aos pais, que uma vez por semana participam de grupos de orientações, conduzidos pela equipe técnica. Nesses encontros os familiares têm a oportunidade de compartilhar vivências e de adquirir conhecimento com os profissionais para saber como agir em casa.

A gestão do serviço é realizada pelo Círculo, por meio de acordo de cooperação com a Secretaria Municipal da Saúde. Atualmente são 80 crianças e suas famílias vinculadas ao Centro de Autismo, número máximo de vagas disponíveis. No decorrer de um ano, outras 25 também passaram pelo serviço para avaliação, totalizando 105 crianças acolhidas. A equipe do Centro de Autismo também já prestou apoio a 20 escolas frequentadas pelas crianças. Esse suporte é dado em encontros realizados com horário agendado e participação do professor e do coordenador de ensino, que comparecem ao serviço para encontro com o profissional que é responsável técnico pelo cuidado com a criança. Nessa conversa é possível repassar orientações e esclarecer dúvidas para auxiliar no desenvolvimento da criança no ambiente escolar.

“O Centro de Autismo proporcionou uma nova forma de atendimento às crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, reunindo todos os atendimentos em um só lugar e proporcionando mais conforto e acolhimento às famílias. Uma experiência nova e possível com o empenho e dedicação dos profissionais do Círculo, muito comprometidos e que desde o início abraçaram essa causa que é tão importante, ao mesmo tempo em que a Rede da SMS atua com o suporte para acolher a cada família que nos procura e para acolher, nos demais serviços e com qualidade, aqueles que não são atendidos pelo Centro de Autismo. É um primeiro ano para agradecer pela parceria e para celebrar a oportunidade de estarmos fazendo a diferença na vida dessas crianças, das suas famílias e aos poucos chegando também nos ambientes escolares que elas frequentam”, salienta a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

“Após um ano de funcionamento do Centro de Autismo, podemos reiterar a segurança no modelo de atendimento adotado, qual seja: iniciar o atendimento nos primeiros anos de vida da criança; envolver a família nos atendimentos para que seja coterapeuta; atuar com uma equipe de forma transdisciplinar e em constante desenvolvimento e atualização; trabalhar de forma alinhada com a escola e ter muito carinho pelas crianças autistas. Todos esses itens foram imprescindíveis para os bons resultados obtidos neste ano de vida do serviço. Também destacamos a importância do projeto em parceria com o poder público. Atualmente, o Círculo mantém mais de 15 programas em iniciativas sociais”, destaca Ivonete Polidoro Pontalti, gerente do Centro de Assistência à Saúde do Círculo.

Atualmente, todas as vagas estão preenchidas. Os encaminhamentos são feitos via Unidade Básica de Saúde (UBS).

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.