Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos de idade

A atriz Léa Garcia morreu, nesta terça-feira (15), aos 90 anos de idade. O anúncio do falecimento foi confirmado por meio das redes sociais.

“É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado, no Festival de Cinema de Gramado, da nossa amada Léa Garcia”, diz o comunicado.

Léa seria homenageada com o troféu Oscarito, junto com Laura Cardoso, no 51º Festival de Cinema de Gramado nesta terça. A artista, inclusive, estava na cidade, e chegou a participar do tapete vermelho do evento, que começou no último sábado (12).

A causa da morte não foi divulgada e ainda não há informações sobre os atos fúnebres da atriz.

Léa Lucas Garcia de Aguiar nasceu no Rio de Janeiro em 11 de amrço de 1933. Tornou-se atriz em um momento da história em que esse não era um trabalho comum para mulheres negras.

Queria estudar Letras para ser escritora, mas optou pela atuação após conhecer Abdias Nascimento. O dramaturgo e ativista apresentou a ela a sua estante de livros e sugeriu a leitura das tragédias gregas. Depois, a convenceu a subir no palco pela primeira vez, na peça Rapsódia Negra (1952), do próprio Abdias, encenada pelo Teatro Experimental do Negro.

A partir de então, a paixão pelas artes cênicas tomou conta da vida de Léa. Trabalhando em teatro, TV e cinema, a artista consolidou uma carreira de papéis marcantes. A Rosa, da novela Escrava Isaura (1975), a tornou conhecida do público, e venceu a barreira dos personagens tradicionalmente destinados a atrizes negras. É uma referência para jovens atores e admirada pela qualidade de suas atuações.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.