Governo do Estado elabora estratégias para cumprir política antimanicomial no sistema prisional

Equipes da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Secretaria da Saúde (SES) se reuniram, nesta segunda-feira (24/7), para discutir a política antimanicomial e de desinstitucionalização do Sistema Prisional das pessoas que cometeram crimes em decorrência de condições de saúde mental. O encontro ocorreu na Secretaria da Saúde e contou com a participação dos titulares de ambas as pastas: Luiz Henrique Viana, da SSPS, e Arita Bergmann, da SES.

Na reunião, os participantes debateram os novos fluxos de trabalho relacionados à Resolução 487/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Estamos estruturando a rede de saúde e buscando soluções para cumprir o que diz a resolução. Precisamos trabalhar de forma transversal com todas as entidades relacionadas ao tema”, destacou Arita.

“Seguimos discutindo com as equipes técnicas os encaminhamentos necessários. O diálogo é fundamental para que o processo ocorra de maneira colaborativa entre todas as instituições envolvidas”, disse Viana.


Está sendo elaborada uma proposta com ênfase na atenção ambulatorial e hospitalar. “A preocupação é saber se o Ministério da Saúde irá habilitar novas equipes de saúde prisional e custear os Serviços Residenciais Terapêuticos”, explicou a secretária da Saúde.

Fonte: Governo do Estado do rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.