Geraldo Farina é o Escritor Homenageado da 38ª Feira do Livro de Bento Gonçalves

Cada vez mais a 38ª Feira do Livro de Bento Gonçalves está anunciando suas atrações. Nesta quarta-feira (26), a Comissão Organizadora do evento apresentou que o Escritor Homenageado é Geraldo Farina.

Na ocasião, participou o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, o Secretário de Cultura Evandro Soares, a Secretária de Educação Adriane Zorzi, o gerente do Sesc Jaques Fachineli, representantes da 16ª CRE, e a bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves Paula Porto. Além dos familiares do homenageado.

Diogo Farina, filho do escritor e maestro, ressalta que representa “a coroação de uma trajetória, a coroação de uma dedicação à literatura, do amor à família e tudo o que esta família pode construir neste município. Significa em nesta época em específico representa uma coroação de todos este trabalho, desta caminhada”.

Farina destacou que “sinto-me imensamente feliz, honrado, comovido. Tentarei representar muito bem o município de Bento Gonçalves que me acolhe, acolhe a minha família, e aqui a gente realmente construiu a história de nossa família. Muito, muito honrado! Só tenho a agradecer!”.

O diretor do Sesc Jaques Fachineli destaca sobre o momento de revelação do Escritor Homenageado. “Principalmente pelo fato estar muito ligado ao tema da Feira do Livro com o escritor escolhido. E consequentemente o aceite o Geraldo Farina fez com que todos ficassem muito felizes. Percebeu-se a honra e a comoção com ele e toda a família receberam. Estão muito felizes pelo momento de ser homenageado e poder em outubro, trabalhar, viver a Feira do Livro de Bento Gonçalves. Nos auxiliar nesse processo de motivação e estímulo a literatura, a leitura e ao livro”.

O Secretário de Cultura Evandro Soares enfatiza sobre o legado do Escritor. “O escritor, maestro e professor Geraldo Farina é uma celebridade da cultura de Bento Gonçalves. Ele representa a etnia italiana, o canto coral, a educação, mas sobretudo traz consigo o ato de escrever: contar as suas memórias, preservar o nosso patrimônio imaterial através das suas obras lançadas. Tenho certeza que toda a comunidade de Bento Gonçalves tem um carinho enorme por ele porque dentro da sua simplicidade e de sua grande sabedoria conseguiu deixar um importante legado. É uma grande honra tê-lo como Escritor Homenageado”.

Para o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira “é uma homenagem ao maestro, ao escritor e também o reconhecimento por essa trajetória incrível que o Farina vem construindo com sua família”.

A 38ª Feira do Livro ocorre de 04 a 15 de outubro, na Via Del Vino, e é realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio RS – Sesc e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.

Sobre Geraldo Farina

Geraldo Farina nasceu Ibiariaias (RS) e é maestro e escritor. Aos dois anos, passa a residir em Nova Prata e com 12 anos ingressou no Seminário dos Padres Capuchinhos em Nova Prata, Ipê e Vila Flores. Regressou a Nova Prata e se casa com Leniz Sostizzo, em 1974. Da união, tem quatro filhos, Marcus, Diogo, Cassiano e Camila.

É pós-graduado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, professor e pesquisador além de realizar diversos cursos de Regência Coral em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Regeu em Bento Gonçalves os corais Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Hospital Tacchini, entre outros.

É autor dos livros “Histórias de Nova Prata”, lançado em 1986; “Memórias do cotidiano”, de 1987; “Reencontro”, de 1989; “Ricordi taliani”, de 1990; “Histórias de Veranopólis”, de 1992; “O vigor da canção popular italiana”, de 2015; “Caminhos de Pedra: 30 de história”, de 2023; “Família Prescendo: Uma história em construção”, no prelo, além de participar de antologias e edições conjuntas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.