VÍDEO: Misteriosos flashes vermelhos são registrados no céu do RS

Na madrugada de terça-feira (27), um fenômeno luminoso raro e desafiador, conhecido como sprites vermelhos, foi capturado em elevada altitude por menos de um segundo. O avistamento ocorreu sobre o mar, na cidade de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Gabriel Zaparolli, fotógrafo e caçador de tempestades, foi o responsável por registrar em vídeo e fotos os sprites vermelhos. Ele relatou que o fenômeno foi desencadeado por uma tempestade em alto mar, a aproximadamente 400 km da costa, o que permitiu obter essas imagens impressionantes.

Zaparolli, natural de Torres, tem se dedicado à caça de tempestades nos últimos nove anos e sempre procurou capturar fenômenos luminosos transitórios desde sua adolescência. No entanto, nunca havia obtido um registro de qualidade como esse. Ele descreveu o registro desta terça-feira como um “feito inédito”, dada a dificuldade de capturar tais eventos no Rio Grande do Sul.

O fotógrafo explicou que a ocorrência dos sprites vermelhos é bastante específica e está diretamente relacionada a tempestades intensas. Além disso, é necessário estar a uma distância de 200 a 700 km do fenômeno, com um céu livre de nuvens que possam obstruir a visão a partir do ponto de observação.

De acordo com a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), os eventos luminosos transitórios de origem elétrica, que ocorrem acima das nuvens de tempestades, são gerados por intensas descargas elétricas que partem dos topos das nuvens e se estendem até o limite superior da mesosfera, a cerca de 95 km de altitude.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.