Começam assinaturas dos contratos do Crédito Emergencial da Estiagem que beneficiará cerca de 8 mil famílias

Força-tarefa da Secretaria de Desenvolvimento Rural e do Incra coletou assinaturas de mais de 700 famílias

Nesta semana, famílias assentadas de Santana do Livramento e Rosário do Sul assinarão os contratos do Crédito Emergencial da Estiagem. O recurso de R$ 5,2 mil por família, autorizado pelo Decreto Federal 11.433, de 10 de março de 2023, advém da União e é direcionado aos agricultores em situação regular que moram nos assentamentos localizados nos municípios abarcados pela ação. Em torno de 8 mil famílias deverão ser beneficiadas no Rio Grande do Sul com cerca de R$ 40 milhões.

A coleta de assinaturas dos contratos deve durar seis semanas nos assentamentos estaduais e começou na última quarta-feira (3/5), quando uma força-tarefa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS) percorreu os municípios de Aceguá, Candiota, Herval e Hulha Negra. Ao todo, 33 projetos de assentamentos estaduais e mais de 700 famílias foram beneficiadas.

Mais de 220 famílias assentadas em Santana do Livramento e Rosário do Sul firmarão os contratos entre terça (9/5) e quinta-feira (11/5), em locais e horários determinados (confira abaixo). Na semana seguinte, chegará a vez de projetos de assentamentos estaduais de outros sete municípios.

Podem acessar o recurso famílias regulares assentadas em municípios que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública em função da estiagem/seca entre 1º de dezembro de 2022 e 10 de março de 2023, com reconhecimento do Executivo federal. 

Caso constem pendências de correção de nome na Receita Federal, os agricultores não poderão assinar o contrato até a regularização dos dados. Os beneficiários podem regularizar os dados em agências do Banco do Brasil, da Caixa, dos Correios e na Receita Federal e informar pelo WhatsApp (51) 98599-9625.

Os beneficiários com pendências de renovação de termo de concessão de uso (TCU), de cópias de documentos pessoais ou desbloqueios poderão assinar o contrato, porém o pagamento só será liberado após a regularização.

As demandas urgentes de renovação de TCU e correções que sejam necessárias para liberação de crédito poderão ser encaminhadas pelo escritório municipal da Emater/RS ou o e-mail [email protected]

Para mais informações, é possível acompanhar as redes sociais do Incra ou entrar em contato com o setor de créditos pelo telefone (51) 3284-3368. Outros detalhamentos podem ser obtidos pelo e-mail [email protected]

Na medida em que os contratos retornam assinados, são inseridos no Sistema Nacional de Concessão de Créditos de Instalação (SNCCI) e encaminhados para autorização do pagamento. O dinheiro fica disponível na conta entre 10 e 15 dias após a autorização. 

Roteiro desta semana

SANTANA DO LIVRAMENTO

Terça-feira (9/5) – 9h

Projeto de Assentamento Estadual Roseli Nunes 
Projeto de Assentamento Estadual Paraíso II 
Projeto de Assentamento Estadual Seguidores de Chê 
Local: Assentamento Roseli Nunes 

Terça-feira (9/5) – 14h

Projeto de Assentamento Estadual União Rodeiense 
Local: Sede União 

Quarta-feira (10/5) – 9h

Projeto de Assentamento Estadual Torrão 
Projeto de Assentamento Estadual Nova Madureira 
Projeto de Assentamento Estadual Esperança da Fronteira 
Local: Sede Torrão 

Quarta-feira (10/5) – 14h

Projeto de Assentamento Estadual Conquista do Cerro da Liberdade 
Local: Sede do Conquista
 

ROSÁRIO DO SUL

Quinta-feira (11/5) – 9h 

Projeto de Assentamento Estadual Potreiro Grande/Paraíso do Rosário 
Local: Sede do Potreiro Grande 

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.