Procon RS, em parceria com Secretaria Nacional do Consumidor, promove curso sobre defesa do consumidor

Entre 12 e 14 de abril, em Porto Alegre, o Procon RS, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) realizam uma capacitação para representantes dos Procons municipais e para integrantes do Balcão do Consumidor, projeto em parceria com faculdades de Direito.

O objetivo do curso oferecer capacitação e atualização em Direito do Consumidor e integrar os órgãos municipais à cultura organizacional das entidades de defesa do consumidor estadual e federal. Para o diretor do Procon RS, Rainer Grigolo, a troca de conhecimentos e expertise entre os órgãos favorece um ambiente para a realização de projetos conjuntos.

Grigolo destaca a importância do alinhamento dos Procons municipais com os estaduais e desses últimos com a Senacon, já que todos integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. “O evento faz parte do Projeto Procon Conectado, que busca aproximar cada vez mais o Procon RS dos municípios e da sociedade. Como somos parte de um projeto maior de interlocução no âmbito nacional, estamos recebendo e organizando essa capacitação em conjunto com a Senacon”, explica.

Entre os temas que serão tratados na capacitação estão assuntos operacionais, como as funcionalidades da plataforma nacional ProConsumidor. Além disso, o curso apresenta uma perspectiva social de inclusão e diversidade, trabalhando questões como as relações de consumo para a pessoa com deficiência, pessoas negras e pessoas da comunidade LGBTQIA+. Ao final, os participantes receberão certificado fornecido conjuntamente pelo Procon RS e pela Senacon.

Programação

12 de abril

8h30 às 12h30 – Palestra: Estrutura e Organização do Procon RS e da Senacon 
14h às 18h – Palestra: Fundos dos Procons Municipais, Procon RS e Senacon 
Palestrantes – Rainer Grigolo, diretor do Procon RS, e Ricardo Blattes, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.
Local  Auditório da sede do Procon RS, Rua 7 de setembro, 539, Porto Alegre (RS).

13 de abril

8h30 às 12h30 – Palestra: Plataforma ProConsumidor 
14h às 18h – Palestra: Plataforma ProConsumidor 
Palestrante  Daniele Cardoso, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.
Local  Laboratório Jurídico da Escola de Direito da PUCRS, Avenida Ipiranga, 6681, prédio 11, sala 105.

14 de abril

8h30 às 9h20 – Exposição Processo Administrativo Sancionador 
9h20 às 10h10 – Exposição: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) 
10h10 às 12h30 – Roda de Conversa com integrantes da SJCDH: Relação de Consumo Inclusiva e Não Discriminatória. Temas: Pessoa com Deficiência nas Relações de consumo; Diversidade e as Relações de Consumo; Pink Money; Aspectos étnico-raciais nas relações de consumo
Local  Laboratório Jurídico da Escola de Direito da PUCRS, Avenida Ipiranga, 6681, prédio 11, sala 105.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.