Levantamento aponta redução pela metade no número de produtores de leite do RS em 6 anos

O número de famílias produtoras de leite no Rio Grande do Sul reduziu pela metade entre 2015 e 2021, passando de 84 mil para 40 mil, de acordo com um levantamento de entidades do setor. Essa conta inclui apenas as famílias que vendem para indústrias, cooperativas e queijarias, ou que processam o leite em agroindústria própria. O Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat) projeta nova queda para este ano.

A falta de mão de obra, a ausência de interesse de membros da família em seguir no negócio e o preço insatisfatório do leite estão entre as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores. Mesmo a maior bacia leiteira do RS, o município de Santo Cristo, Região Norte, perdeu mais de 200 produtores de leite nos últimos dois anos. O diretor-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, afirma que é necessário apoio do governo com a aquisição e instalação de reservatórios de água, além da compra de mais leite e derivados de produtores gaúchos. Atualmente, produtores recebem entre R$ 2,60 e R$ 3,20 pelo litro de leite e o pagamento pode levar até 45 dias. O Rio Grande do Sul produz 4,2 bilhões de litros de leite por ano, com dois bilhões vendidos para empresas de outros estados.

O governo estadual tem um projeto para aumentar a compra do que é produzido no estado, mas ainda não definiu prazos.

Com informações do Portal G1 e RBS TV.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.