Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido conquistam o 3º lugar em desafio da Nasa

Os alunos da rede estadual participaram da competição pela primeira vez e foram os únicos representantes do Brasil

Após dois dias de disputa na base da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) em Huntsville, Alabama (EUA), Sofia Quadros, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz e Isabélli Marques conquistaram o terceiro lugar no desafio Human Exploration Rover Challenge (Herc), categoria ensino médio. A equipe, formada por alunos Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, de Bagé, participou do evento pela primeira vez e foi a única representante brasileira na competição, que reuniu estudantes de diversos países do mundo.

Ao todo, foram 61 equipes divididas em duas categorias, alunos de ensino médio e universitários, disputando qual seria o rover (tipo veículo para exploração espacial) mais eficiente na superação de obstáculos que simulavam os terrenos de Marte e da Lua. Os requisitos de peso e tempo do desafio favoreceram o veículo brasileiro que, por ser compacto, mostrou alto desempenho e eficiência.

Pilotado por Isabélli e Munhoz, o rover criado pelos estudantes gaúchos se destacou entre os demais pela autenticidade, design e produção. Pintado com as cores do Brasil, o Robotchê passou por um percurso de aproximadamente meia milha, que incluía um campo simulado de detritos de asteroides, pedregulhos, sulcos de erosão, fendas e um antigo leito de rio. 

Em entrevista a uma das repórteres da Nasa, Isabélli destacou que os dias foram de muito aprendizado e contou como foi a compretição: “O Herc é mais desafiador do que pensávamos, assim como os obstáculos. Eu realmente gostei das superfícies da Lua e de Marte. Pensávamos que era como a Terra, mas não”.

Os estudantes construíram a vitória durante sete meses de trabalho e dedicação, abdicando até mesmo das férias. Em outubro de 2022, quando souberam que tinham sido selecionados, iniciaram a jornada para a construção do carrinho movido a pedaladas, a busca por passaportes, vistos, e recursos para a viagem. Com o apoio do governo do Rio Grande do Sul, eles puderam participar do evento.

A coordenadora de Educação, Miriele Rodrigues, destacou a importância de uma escola pública de qualidade e da participação dos alunos no desafio internacional. “Precisamos que o país invista na ciência e na educação. Esse bom resultado dos nossos alunos estimula outros a pensarem em ciência e a desenvolver projetos. Isso os ajuda a acreditar que é possível desbravar o mundo por meio da ciência e da educação”, afirmou.

Os alunos chegaram à cidade americana no domingo (16/4), conheceram as dependências da Nasa e puderam trocar experiências ao conviverem com equipes de vários países do mundo. Eles retornam a Bagé na quarta (26/4) e serão recepcionados por outras escolas da 13ª Coordenadoria Regional de Educação. 

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.