Vacina bivalente contra a covid-19 tem ampliação de público em Veranópolis; cobertura municipal ainda é baixa

Durante entrevista, secretária de saúde de Veranópolis apresentou balanço dos números até o momento

Um novo público passou a ser contemplado na faixa etária que pode receber a vacina bivalente contra a covid-19. Agora, pessoas com 60 anos ou mais, podem buscar a imunização. Além destes, imunocomprometidos com 12 anos ou mais e indígenas, também integram o grupo. A vacinação acontece nesta quinta-feira, 23 de março, em todos os postos de saúde do município.

Em entrevista à Studio, neste terça-feira (21), a secretária da Saúde de Veranópolis, Vanessa Calioni Bordignon, revelou que a cobertura da vacina bivalente contra a covid-19, ainda passa por baixos percentuais. No grupo de 80 anos ou mais, há 19% de cobertura. O índice é de 12% no grupo de 70 anos ou mais e 2% entre os imunossuprimidos. Também, 34 trabalhadores da saúde que atuam em instituições de longa permanência receberam o reforço. Para ela, a meta precisa melhorar.

No mês de março, até agora, foram 12 casos positivos registrados na rede pública de saúde. O número não contempla os testados pela rede privada, que não tem informado a pasta sobre os positivados. Apesar do cenário mais calmo em relação aos casos positivos no município, a vacinação segue sendo uma forma de prevenir e amenizar os impactos do vírus.

Para receber a dose bivalente, é necessário ter pelo menos duas doses da vacina monovalente há pelo menos quatro meses. Vanessa reforçou que, por não haver legislação que obrigue a vacinação – o que foi enfatizado desde o início da campanha – o trabalho da secretaria se torna de conscientização e sensibilização da comunidade, sobre a importância da vacina para o gerenciamento dos desafios que a própria pandemia trouxe.

A vacina funciona e tem comprovação científica. É de extrema importância que as pessoas deixem o medo de lado e se tiver dúvidas, procurem informações, se esclareçam. Não deem importância para as fake news“, reforça. 

Saiba quais doenças se enquadram na imunossupressão:

  • Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);
  • Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividades e em uso de corticoides em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por um período de 14 dias ou mais;
  • Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
  • Pessoas com erros inatos da imunidade;
  • Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
  • Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
  • Pessoas com neoplasias hematológicas.

Entrevista tratou sobre o assunto

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.