Câmara de Vereadores votará inclusão do Dia da Consciência Negra no calendário oficial de eventos de Veranópolis

Data é celebrada no dia 20 de novembro, e rememora a importância do povo negro na formação da sociedade brasileira

A Câmara de Vereadores de Veranópolis votará Projeto de Lei Legislativo nº 08, de 06 de fevereiro de 2023, de autoria do vereador Dênis Alex de Oliveira (PDT), que visa instituir no calendário oficial de eventos do município de Veranópolis o dia 20 de novembro como o “Dia da Consciência Negra”.

O projeto pretende realizar a divulgação da cultura negra no Município, a origem de seus povos, conflitos, os efeitos da colonização e independência no Continente Africano, seus Mártires, a contribuição na formação e desenvolvimento do Brasil, e a situação atual dos povos e seus descendentes na África, no Brasil e no resto do mundo.

Para tanto, o Dia da Consciência Negra deve contar com apresentações culturais, musicais e palestras educativas referentes ao tema. Além disso, o projeto de lei prevê que os organizadores do evento deverão dar publicidade e transparência das atividades que serão realizadas para conhecimento da população.

A indicação foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça e será apreciada na próxima sessão ordinária, que ocorrerá na próxima segunda-feira, 27 de fevereiro.

Sobre a data comemorativa

No mês de novembro comemoramos o “Dia Nacional da Consciência Negra”, data que lembra a luta do líder Zumbi, da líder Dandara, e da resistência do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da luta por liberdade no mundo.

O marco inicial dessa comemoração data de 1971, quando estudiosos chegaram à conclusão de que 20 de novembro teria sido a data de execução de Zumbi e estabeleceram-na como Dia da Consciência Negra. Em 1978, o Movimento Negro Unificado incorporou a data como celebração nacional. Em 2003, por meio da Lei Federal nº 10.639, de 09.01.2003, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.