Secretaria da Saúde do RS discute estratégias de enfrentamento ao Aedes aegypti e manejo clínico de casos de dengue

Preocupada com o aumento de casos de dengue, a Secretaria de Saúde (SES) realizou uma reunião técnica na terça-feira (3/1) para elaborar estratégias de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A partir de 16 de janeiro, a SES deve elaborar comunicados de risco sobre a dengue, com periodicidade semanal e foco regional. Também será realizado um curso de manejo clínico de casos de dengue, voltado à Atenção Primária em Saúde (APS).

Segundo a secretária Arita Bergmann, a intenção é dar suporte de dados para que os municípios possam também definir as estratégias próprias de enfrentamento. “É uma política pensada a partir do território, em que o Estado oferece aos gestores municipais os dados para a elaboração das estratégias de combate”, explica.

Na reunião, o diretor adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marcelo Valandro, destacou melhorias que estão sendo elaboradas no painel de acompanhando da dengue, para permitir uma avaliação multifatorial, com dados ambientais, laboratoriais e genômicos, que auxiliem na elaboração das avaliações de risco.

A SES ainda deverá elaborar uma campanha publicitária de conscientização sobre a dengue.

O painel está disponível no link dengue.saude.rs.gov.br.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.