Interior de Farroupilha é atingido por chuva de granizo e agricultores registram grandes perdas

Uma intensa chuva de granizo foi registrada na tarde desta terça-feira, 10, em comunidades do interior de Farroupilha, como Caravaggio, Linha Amadeu, São Marcos, Jansen, Linha 80, Linha 47, Capela de Todos os Santos, Linha 30, entre outras. Os maiores estragos foram nas plantações de uva, pêssego, ameixa e milho. O tamanho dos prejuízos ainda estão sendo contabilizados, mas há relatos de que as perdas possam ser maiores de 80%, em algumas culturas e determinadas propriedades.

O agricultor Jonatan Pasa, de Caravaggio, relata que, em uma plantação de quatro hectares de pêssego, que estava em plena colheita, as perda são de aproximadamente 80 toneladas. “Nem bem iniciou, agora já encerrou a safra”, comenta. Na uva, ele acredita que as perdas podem chegar próximo a 100%, uma vez que os cachos ficaram completamente machucados ou caíram no chão. “Não tem o que salvar, resta tentar salvar as parreiras para a próxima safra”, relata com tristeza. Além disso, também registrou danos na plantação de milho e ameixa.

Já na propriedade da família de Rodrigo Demomi, também em Caravaggio, os cinco hectares de produção foram atingidos pelo granizo. Já é possível estimar perdas acima de 70%. Entre as áreas atingidas está um hectare com mudas novas, onde, segundo Rodrigo, não sobraram nem as folhas. “É bem desanimador trabalhar o ano todo e agora acontecer isso”, relata o agricultor, há poucos dias da colheita.

Embora alguns produtores tenham seguro que cobre este tipo de dano, o granizo acaba prejudicando a planta, podendo ter impactos negativos nas safras seguintes. Além disso, a agricultor espera poder colher os frutos, afinal trata-se de um ano inteiro de trabalho, investimento e dedicação para gerar frutos de excelência.

Informações Rádio Miriam.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.