Vila Flores está entre os 10 municípios com maior cobertura vacinal contra a Poliomielite no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul teve 78,07% de cobertura vacinal, acima da média nacional que foi de 72,57%, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, encerrada no dia 22/10, conforme dados informados pelos municípios até a data limite de 31/10. No Estado, 327 municípios atingiram a meta de imunização contra a poliomielite, que é de 95% das crianças até quatro anos. Outros 170 municípios não alcançaram a meta de vacinação durante a campanha, mas a vacinação pode ser feita nos serviços de saúde municipais, segundo o calendário vacinal vigente.

Até o final da campanha foram aplicadas 432.372 doses no Estado. Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Lajeado, Sant’Ana Do Livramento, Santo Ângelo., Santa Rosa, Campo Bom, Parobé e Camaquã, são os municípios com mais doses aplicadas e que atingiram a meta. Por outro lado, há 37 municípios com cobertura vacinal abaixo de 70%, entre eles a capital, com 48,11% de crianças vacinadas na faixa etária.

• Os dados completos da campanha podem ser consultados no link: https://infoms.saude.gov.br/extensions/Poliomielite_2022/Poliomielite_2022.html#

10 municípios com maior cobertura vacinal
Montauri
Santa Maria Do Herval
Picada Café
Faxinal Do Soturno
Monte Belo Do Sul
São João Do Polêsine
Porto Vera Cruz
Salvador Das Missões
Boa Vista Do Buricá
Vila Flores

Risco da volta da doença

Conforme a especialista Adriana Zanon, do Núcleo de Imunizações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a importância de manter as coberturas vacinais adequadas (acima de 95%) contra a poliomielite é a busca de um território seguro para a não reintrodução do vírus. Segundo ela, o Brasil registrou no final dos anos 80 o seu último caso de pólio e vem ao longo das décadas desempenhando um bom papel na busca de coberturas vacinais, mas, desde 2015, tem-se observado um decréscimo nas coberturas vacinais da pólio e outras vacinas também. “Isso faz com que a gente tenha grupos de bolsões de suscetíveis, ou seja, se houver a reintrodução do vírus, nós teremos em função dessas baixas coberturas a possibilidade da circulação do vírus e do reaparecimento de casos”, afirma.

Ainda hoje há dois países no mundo com circulação do vírus: Afeganistão e o Paquistão. Neste ano, houve ainda um caso confirmado nos Estados Unidos. Um estudo recente da Organização Pan-Americana da Saúde e do Ministério da Saúde apontou o Rio Grande do Sul como um local com risco de reintrodução do vírus.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.