Retomada do horário de verão traria benefícios para a saúde da população, afirma especialista

Os benefícios do horário de verão, dos pontos de vista físico, mental e social, não podem ser ignorados. É o que avalia o ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética, órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia, Mauricio Tolmasquim. Na semana passada, o governo Bolsonaro decidiu não avançar nas discussões para a possibilidade de adotar novamente o programa na virada de 2022 para 2023.

Desde o início do governo não há mais horário de verão no Brasil, uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). A atual gestão fez cálculos que levaram à conclusão de que, do ponto de vista de produção de energia, os benefícios são pequenos com a adoção do horário. Tolmasquim concorda, mas destaca outros benefícios que não se podem medir com a mesma facilidade, de questões relativas à saúde da população.

“Com maior tempo de claridade, aumenta o sentimento de segurança das pessoas, elas aproveitam a claridade para realizar exercícios físicos ao ar livre ou confraternizar com seus colegas de trabalho. Hábitos que geram uma demanda para o comércio e o setor de serviços”, defende. O governo argumenta que não há tempo hábil para fazer um estudo aprofundado sobre vantagens e desvantagens do horário de verão no Brasil e, por isso, não será aplicado no próximo verão.

Informações Jovem Pan.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.