Fórum do Termas e Longevidade debateu os objetivos de desenvolvimento sustentável em Veranópolis

Na segunda-feira, 26 de setembro de 2022, para dar início à semana do turismo de Veranópolis, o município recebeu o Fórum do Termas e Longevidade, evento focado em repensar o futuro e o turismo, realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Veranópolis

O evento teve participação de representantes de 9 municípios do Destino Uva e Vinho, entre eles prefeitos municipais, secretários de turismo, conselheiros municipais de turismo, além de empreendedores do trade turístico.

Os músicos Anete Owens e Joni Maziero recepcionaram os participantes. A turismóloga Gisele Martins, de Veranópolis, iniciou a apresentação do protocolo da noite, seguido do discurso de Rúbia Freitas, presidente da ACIV, que deu as boas-vindas a todos.

Alvacir Casarotto, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Veranópolis, em sua fala, comentou que o evento é uma oportunidade “[…] de conhecermos mais, trocar ideias e experiências dentro da semana do turismo de Veranópolis. Aproveito para agradecer aqui a Bia (Beatriz Paulus) e a Gisele (turismóloga), pois quando se fala em turismo, se lembra primeiro delas.”

A Secretária de Turismo e Cultura de Veranópolis, Diana Aléssio Tomiello, em seu discurso, comentou: “Precisamos mostrar que o turismo é um vetor de desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul.”

Roberson dos Santos, presidente da Instância de Governança Regional Uva e Vinho – Atuaserra, elogiou o trabalho do grupo: “O Termas e Longevidade é um macrorroteiro que realmente se destaca no Destino Uva e Vinho, que trabalha junto e unido.”

O prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, deu as boas-vindas aos participantes, reforçou a importância da semana do turismo do município e deixou um recado: “[…] o turismo é catalisador de bem-estar e progresso para os nossos munícipes. Na nossa região, o turismo completa uma matriz de desenvolvimento agropecuária e industrial.”

Na sequência, deu-se início aos trabalhos da noite. Beatriz Paulus, diretora executiva da Atuaserra, realizou a palestra “Sustentabilidade para um turismo melhor” e apresentou os objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS, elencados na Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU. Trata-se de um plano global para atingir em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações.

Claudia Mara Borges, diretora de turismo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em sua primeira fala, se referiu ao primeiro objetivo da ODS, que é a erradicação da pobreza: “Eu vejo nossa carência em souvenir e em artesanatos legais, que as pessoas queiram consumir e temos em torno das propriedades a pobreza… Em que as pessoas podiam estar trabalhando e recebendo qualificação para aquilo. Assim todos ganham.”

Na sequência, a engenheira ambiental e assessora da Atuaserra, Taísa Trevisan, apresentou o case do Sítio Morro Branco e falou do novo posicionamento e da proposta de trabalho futura: “Ser um espaço educativo para a transformação da consciência por meio do olhar da infância.”

Paula Fogaça, arquiteta e assessora da Atuaserra, por sua vez, apresentou o case da empresa Abaporu Arquitetura e como eles buscam o atendimento dos ODS.

Para finalizar a programação da noite, o grupo desfrutou de coquetel patrocinado pelo fundo municipal de turismo, através do conselho municipal de turismo de Veranópolis – Comtur.

Fotos: Liliane Sene Luz – Assessora de comunicação.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios