Abertura dos Festejos Farroupilhas 2022 ocorreu neste domingo em Veranópolis

Aconteceu na tarde de domingo, dia 11 de setembro, a abertura dos Festejos Farroupilhas 2022 em Veranópolis. O ato foi realizado na Praça XV de Novembro e contou com a apresentação de André Dorneles e das invernadas do CTG Rincão da Roça Reúna.

Neste ano, os Festejos Farroupilhas têm como tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, que celebram a pluralidade presente na composição do povo gaúcho. O patrono estadual das comemorações do Dia do Gaúcho é Adair de Freitas.

O ato contou também com a chegada da Chama Crioula, trazida pelo Capataz Campeiro do CTG Rincão da Roça Reúna, Expedito da Fonseca, juntamente com demais cavalarianos, trazendo as bandeiras. A Chama Crioula representa, para o gaúcho e o tradicionalista, a história, a tradição e a alma da sociedade gaúcha, construída ao longo de pouco mais de três séculos.
Por volta das 18 horas, para reviver a cultura e a religiosidade gaúcha, aconteceu a Hora do Angelus, com a entoação da ave maria, recitada e cantada na tradição gauchesca, referenciando as etnias e culturas dos pagos riograndenses.

A programação dos Festejos Farroupilhas segue com Oficinas Campeiras, Sarau Farroupilha, Roda de Mate Cultural, Caminhada Farroupilha, Almoço de aniversário do CTG Rincão da Roça Reúna, culminando na Missa Crioula e na Gastronomia de Rua: Assados na Júlio de Castilhos, no dia 20 de setembro.

Fotos: Caroline Cesca

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.