Observatório espacial em Taquara registra passagem de meteoro na divisa entre o RS e SC

O observatório Heller e Jung, localizado em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou a passagem de um meteoro na divisa entre o RS e SC durante a madrugada desta sexta-feira (26).

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, o meteoro ingressou na atmosfera por volta das 3h14, a uma altitude de 107,5 km e se extinguiu a 97,7 km. Teve duração de 0,2 segundos e magnitude de -1,3.

A magnitude é o número que mede o brilho do corpo celeste a partir de um observador na terra. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude.

“É um meteoro beta leporids. Ele foi visto sobre o oceano, entre os dois estados. É a primeira vez que registramos um desse tipo em detalhes. Esse tipo de registro abre novas possibilidades de pesquisa no Rio Grande do Sul”, conta o professor Jung.

Informações Portal G1.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.