Vila Flores se torna um município bilíngue

No cenário do reconhecimento das línguas brasileiras, vários municípios vêm se mobilizando com a iniciativa de co-oficializar seus idiomas de origem. No caso da língua Talian, Serafina Corrêa/RS foi o município pioneiro a co-oficializá-la. A partir desta conquista, muitas outras cidades também reconheceram o idioma, como é o caso de Vila Flores que passou a ter o Talian co-oficializado após votação unânime durante a Sessão da Câmara Legislativa do município em 04 de julho de 2022.

Talian é um idioma que sobrevive ao tempo através da herança familiar, que traz identificação às raízes e que resgata um passado que a história tentou apagar. O Talian segue na ponta da língua de muitos moradores da região da Serra gaúcha. Com notável vitalidade cultural, esta é a língua de milhares de brasileiros que hoje vivem principalmente nos estados do sul do país. Além disso, também é comum ouvir o Talian em programas de rádios e nas produções de grupos teatrais e musicais.

Co-oficializar uma língua, significa que o município passa a ser oficialmente bilíngue, e que seus cidadãos podem construir suas vidas em duas línguas, a língua oficial da união, o português, mas também a língua co-oficial da comunidade, neste caso o Talian.

Créditos imagens: Gean Ghellere, Laiana Albuquerque.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.