Crianças de 3 e 4 anos começam a receber a vacina contra a covid-19 em Veranópolis

Em Veranópolis teve início nesta terça-feira (26), a vacinação contra covid-19 para crianças de 3 e 4 anos de idade. Os pais que desejam vacinar seus filhos devem procurar o Posto de Saúde Central até as 16h. Para realizar a imunização basta apresentar um documento de identificação e a carteira de vacinação da criança.

Conforme a farmacêutica responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Andiara Luvison, a vacina que está sendo ofertada é a Coronavac, única aprovada para essa faixa etária. O imunizante tem apresentado poucos eventos adversos em crianças e em contrapartida, tem se mostrado bastante efetivo. O esquema vacinal para esse público de 3 e 4 anos é composto por duas doses, a segunda deverá ser aplicada 28 dias após a primeira.

“A vacina não impede a contaminação, mas reduz as sequelas e sintomas graves de covid-19 em crianças. Uma das complicações graves é a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), que tem levado a internação e até óbito. E a outra é a covid longa, em que a criança tem sequelas por vários meses após a contaminação, que incluem, por exemplo, diminuição da concentração, transtornos de humor, problemas de pele, entre outros”, explica Andiara.

Algumas crianças dessa nova faixa etária já procuraram o Posto Central para receber a imunização. Entretanto, conforme a farmacêutica, tem sido observada baixa procura em municípios da região que iniciaram a aplicação para esse público há alguns dias. A secretaria de Saúde de Veranópolis salienta que vacinar as crianças contra a covid-19 é seguro, sendo que as crianças também adoecem e podem vir a óbito pela doença. Os órgãos regulatórios confirmam que os benefícios da vacinação superam quaisquer riscos potenciais aos pequenos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.