Veranense é vice-campeão da 2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike; conheça a sua trajetória no esporte

O veranense Thiago Mallmann Bassani conquistou o segundo lugar, categoria Master B1, na segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike de 2022, realizada no interior do município de Riozinho, nesse domingo (01). Participaram 150 atletas de diversas regiões do estado. Vale destacar que a prova disputada pertence à modalidade XCM. Trata-se de um percurso com algumas dificuldades, que exigem bom preparo físico.

A maior parte do trecho é de estrada de chão com trilhas rápidas, com nível médio, mas que com o agravante das chuvas se tornaram mais técnicas. Foram 62 km com 2.300 metros de subidas acumuladas. Para Thiago, nesse percurso a maior dificuldade foi o tempo, pois choveu muito na noite anterior, o que tornou o trecho mais pesado. Basta destacar que, no início, foram 20 km debaixo de chuva. Outra situação enfrentada foi nas trilhas, que tinham muitas pedras e raízes. Segundo ele, como estava molhado, ficou muito escorregadio o que exigiu muita técnica, e, também, sorte.

Com a conquista, Thiago segue entre os melhores do estado em sua categoria.
Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

Thiago teve um contexto pessoal nessa prova, pois na sexta-feira teve uma intoxicação alimentar, que quase o impediu de participar da prova no domingo.

“Como eu já tinha tudo organizado para participar, acabei indo. No domingo de manhã, passei um pouco mal antes da prova, mas mesmo assim fui, mudando um pouco as minhas estratégias. Fiz uma largada controlada, saí andando bem devagar, num ritmo confortável”, explica.

A primeira subida era de 13km, tais características tornaram o percurso conhecido como “escala e despenca”, por conta das descidas muito rápidas e fortes.

“O maior desafio foi devido ao meu quadro físico. Fui crescendo durante a prova, aos poucos fui me sentido bem, buscando posições. No finalzinho ultrapassei o terceiro colocado, isso me motivou muito. Busquei o segundo colocado numa trilha, onde o cara furou o pneu”, afirma.

Thiago tornou-se vice-campeão nesta etapa também. Sendo que na primeira, na modalidade de XCO, disputada em Monte Alverne, interior de Santa Cruz, ele também conquistou o segundo lugar no dia 10 de abril. Com estas posições, o atleta veranense segue entre os melhores do estado em sua categoria.

No campeonato são várias etapas durante o ano, cada uma das duas modalidades vai garantir uma premiação e há também uma premiação para o melhor colocado na soma das duas modalidades, conhecendo assim o Campeão Gaúcho de Mountain Bike.

Conheça a trajetória

A história de Thiago com o esporte iniciou em 2018, quando seu objetivo era o emagrecimento e abandono do sedentarismo. Como ele sempre foi muito competitivo, acabou unindo a prática do mountain bike a essa característica. Foi em 2020, que ele começou a participar de algumas provas.

Já no ano seguinte, em 2021, o atleta já contava com uma estrutura. Tinha uma carga de treinos, juntamente com um quadro de profissionais que o acompanham como nutricionista e fisioterapeuta.

“Eu tenho um quadro de apoiadores e patrocinadores que me reforça. Desde 2021 comecei a competir sendo filiado à Federação Gaúcha de Ciclismo. No Campeonato Gaúcho de 2021 fiquei em quarto lugar e nesse ano entro em busca do título”, destaca.

Nesse ano a sua pretensão é ser o Campeão Gaúcho de Mountain Bike, a competição segue até o final do ano. Entretanto, Thiago participa também de outras provas que auxiliam na sua preparação.

Leia também | Cão que foi atingido por tiro em Veranópolis é internado em Passo Fundo para cirurgia

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.