1º eclipse solar do ano ocorre neste sábado e coincide com Lua Negra

O primeiro eclipse solar do ano está previsto para este sábado, 30 de abril. O eclipse será parcial, porque a lua vai  bloquea parcialmente o sol. (evento online no youtube – link abaixo)

O evento celeste vai coincidir com a segunda lua nova do mês, também conhecida como Lua Negra. Nos dias 29 e 30 de abril, Mercúrio também estará com alta visibilidade no céu.

De acordo com a NASA, o eclipse será visível em partes da América do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, sudoesde da Bolívia, sudeste do Peru, e no sudoeste do Brasil.about:blank

O fenômeno será melhor observado no Chile, mas será visível na Argentina e pode ser visto parcialmente em locais mais ao sul do Brasil.

Cientistas mostram que o ápice do eclipse solar parcial irá ocorrer por volta das 17h41, horário de Brasília. Quanto mais próximo da Argentina, mais provável a observação.

Mercúrio

Mercúrio estará em seu pico e poderá ser visto a olho nu, um momento raro.

Isso porque o planeta estará em seu alongamento oriental, ou seja, estará no momento mais distante do sol em sua órbita.

Isso ocorre a cada 87 dias, e desta vez será especialmente visível durante o pôr do sol, na linha do horizonte.

Lua Negra 

Cada Lua Nova é uma Lua Negra porque em cada dia de lua nova, apenas o lado escuro ou negro da lua é visível da Terra.

Luas Negras são chamadas de raras, porque normalmente ocorrem a cada 32 meses, ou seja, a cada dois ou três anos.

Eclipse Parcial

O mundo presenciará um eclipse solar parcial no sábado, 30 de abril, que ocorrerá nas partes mais ao sul do hemisfério sul e no Oceano Pacífico.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, lançando suas sombras sobre a Terra. No entanto, um eclipse solar parcial ocorre quando a Lua bloqueia apenas uma pare do disco do Sol, cortando um pedaço circular dele.

Com informações da Tech Hindu Times

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.