Dia Nacional dos Animais e a importância da adoção: “quando a gente adota um animal, a gente é adotado também”

“Quando a gente adota um animal, a gente é adotado também, é uma espécie de salvamento mútuo. A gente salva eles e eles nos salvam”, afirma a presidente da ONG Instinto Coruja, Charline Alecsandra Pitol. Neste Dia Nacional dos Animais, segunda-feira, 14 de março, Charline abordou a importância dos animais na vida das pessoas. Para ela, “cada animalzinho que entra em nossas vidas, preenche um pouquinho daquilo que a gente tem dentro do nosso coração. É uma forma de afeto, de consolo. Não tem nada melhor do que chegar em casa depois de um dia de trabalho, de estudo e tem um bichinho lá te esperando, com o rabinho abanando”, destaca.

Os animais requerem cuidados, porém, são as necessidades básicas como alimentação, água e abrigo além afeto, amor, proteção e tempo de atenção. A ONG tem administrado o Canil Municipal de Veranópolis com recursos vindos da prefeitura e da entidade. E tem também a comunidade, que a ONG auxilia com alimentação, colocação de espia, coleira, casinhas, autorizações e custeios de consultas, tratamentos e exames. Também são verificadas denúncias e encontradas soluções para cada situação.

A adoção

O canil tem em média 180 cães. Para Charline, a adoção é extremamente importante, pois é dado um lar para um animal que já sofreu muito, com abandonos, por exemplo.

“A necessidade deles amarem e serem amados é gigante. Somos contra a compra de animais, pois com ela, é alimentado um mercado em que as fêmeas são tratados como uma mercadoria. Sempre se preza pela adoção e não pela compra de animais. O canil tem cães dos mais diversos portes, pelagens, por isso é impossível alguém ir até o canil e afirmar que não encontrar nenhum que agradou”, explica.

Para adotar, a pessoa vai até o canil, diz de qual cão mais gostou e deixa seus dados. Após, é feita uma visita no local para verificar onde o animal vai ficar e também é realizada uma conversa sobre os cuidados necessários e tempo de adaptação. Tal processo é feito para evitar abandonos após a adoção.

Leia também| Anseios de carinho: conheça alguns dos cães que esperam por adoção no Canil de Veranópolis

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.