14º salário: benefício valerá para 2022? Quem pode receber? Qual o valor?

Pelo terceiro ano seguido o Governo Federal decidiu antecipar o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida faz parte de um pacote de estímulos à economia. Porém, esta decisão fez surgir o questionamento sobre o tão esperado 14º salário.

Conforme mencionado, há três anos o abono natalino tem sido antecipado. Nos últimos dois anos, a justificativa apresentada envolveu o amparo a esta parte da população que, além de ser o público alvo do benefício, também é o principal grupo de risco da Covid-19.

Durante este mesmo período, o senador Paulo Paim apresentou e defende desde então a criação de um 14º salário para os aposentados e pensionistas do INSS.

O projeto de lei (PL) nº 3657, de 2020, que dispõe sobre o tema, inclusive, tramita no Senado Federal e já passou por diversas modificações. O argumento de defesa apresentado pelo senador é o de que a maior parte das cidades brasileiras dependem da renda dos beneficiários da Previdência Social em 64%.

Paim enxerga esta proposta como uma alternativa crucial para amenizar a crise econômica que assolou o país, especialmente após a chegada da pandemia da Covid-19. Vale lembrar que, os impactos da crise sanitária resultaram na redução de jornada e de salários, além do desemprego em massa.

Diante dos efeitos, vários grupos em situação de vulnerabilidade social tiveram a oportunidade de receber benefícios emergenciais, com exceção dos segurados do INSS. Esta exclusão também foi integrada à justificativa do senador quanto à viabilização do 14º salário.

Se o benefício foi cotado para março, porque não vai ser pago?

Apesar de ser cotado para se pago em março, o benefício não pode ser liberado este mês, pois, como a medida se trata de um Projeto de Lei, ela precisa passar por todo cronograma de aprovações determinadas pela Constituição.

Sendo assim, a medida precisa passar pelo aval de todas as Comissões competentes ao tema da Câmara dos Deputados, posteriormente por um julgamento no Plenário do Senado Federal e por fim para sanção ou veto presidencial.

Logo, a medida que institui o 14º salário ainda precisa passar pela aprovação da última Comissão competente ao tema da Câmara dos Deputados, sendo ela a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que aguarda definição de um relator para que possa ser aprovado ou não.

Tendo estes pontos em mente e entendendo também que todo esse processo de votação e aprovação leva tempo, de fato o benefício não será liberado este ano e ainda possui um longo caminho até sua aprovação.

14º salário pode ser liberado ao longo do ano?

Cientes de que o benefício não será liberado em março, outra dúvida que pode surgir por parte dos aposentados e pensionistas do INSS, é quanto a uma possível aprovação no decorrer do ano.

Essa situação vale apenas como especulação, mas cabem alguns pontos de análise, dentre eles, que para que a medida possa ser aprovada será necessário apoio dos parlamentares frente ao tema.

É importante lembrar que caso o 14º salário do INSS seja aprovado pela Câmara, o mesmo pode vir a sofrer com a resistência dos Senadores em uma possível votação.

Isso porque não só na Câmara dos Deputados há um Projeto de Lei que solicita a criação do 14º salário, como também existe um Projeto em trâmite no Senado Federal.

Contudo, os Senadores já demonstraram desinteresse na medida, tanto é que, desde sua criação em 2020, a medida não avançou e perdeu forte apoio político.

Sendo assim, existe a possibilidade de que a medida seja barrada no Senado, contudo, tudo dependerá da agenda dos parlamentares, do interesse político e de como o benefício poderá impactar nos cofres da União.

Além disso, estamos em um ano eleitoral e talvez a viabilização do 14º salário não esteja nos planos políticos devido às restrições impostas pela Lei eleitoral.

13º salário

Sem uma definição quanto a uma possível liberação do 14º salário, o 13º salário dos aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS já está disponível para consulta.

A liberação do 13º salário deste ano foi definida através de um Decreto publicado pelo Governo Federal ainda em 2020.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.