Decreto aprova e institui a política de acervos do Museu de Veranópolis

A Prefeitura de Veranópolis publicou no dia 28 de janeiro o Decreto Executivo nº 7.070, que aprova e institui a Política de Acervos do Museu Municipal de Veranópolis – MUMVER.

O documento que trata este decreto é referente a gestão de coleções que compõem o museu. Foi elaborado entre os meses de maio e dezembro de 2021 pela Comissão de Acervos do MUMVER (COMAC/MUMVER), visando o aprimoramento nos processos de gestão, bem como a qualificação e fortalecimento da missão institucional do órgão.

A política de acervos do Museu Municipal de Veranópolis está disponível para acesso no site da Prefeitura de Veranópolis, na aba da Secretaria de Turismo e Cultura / Museu Municipal (http://www.veranopolis.rs.gov.br/secretarias/28/turismo-e-cultura/271/museu-municipal-de-veranopolis-mumver). O documento, visa além de definir a natureza dos acervos, sejam eles documentais, bibliográficos ou museológicos, apresenta os critérios que deverão orientar as atividades de aquisição, empréstimo, descarte, difusão e preservação de bens culturais. Ao estabelecer de forma pública, cooperativa, multidisciplinar e transparente a responsabilidade pelo acervo, o documento apresenta-se como um guia prático de gestão para a equipe do Museu Municipal de Veranópolis e seus usuários. Está organizado em sete capítulos onde podem ser encontradas a caracterização da instituição e de seu acervo, as competências de ação e deliberação da Comissão de Acervos e as diretrizes vigentes para as atividades de aquisição, empréstimo, descarte, difusão e preservação dos bens culturais sob guarda do MUMVER, que deverão ser implementadas entre 2022 e 2026.

A partir da oficialização dessa política, a Comissão de Acervos e o MUMVER passam à sua execução através avaliação e deliberação acerca de aquisições, empréstimos e descartes, da elaboração da documentação oficial necessária à gestão do acervo, da implementação das medidas básicas de conservação preventiva e da avaliação e seleção dos bens preexistentes na instituição.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.