Estiagem em Veranópolis: ‘meses de janeiro e fevereiro não serão bons’, diz secretário de Agricultura e Meio Ambiente

Nesta terça-feira (11), secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Veranópolis, Fernando Fracaro, atualizou informações sobre a situação da estiagem no município, em entrevista à Studio.

Na oportunidade, Fernando falou sobre a importância do decreto, este que auxiliou para que medidas mais efetivas e uma maior conscientização das pessoas começassem a acontecer.

O sistema não está comprometido, o município tem a vazão nas barragens, mas precisamos colocar em mente que precisamos poupar água e evitar o desperdício.

Reiterou ainda que, em Veranópolis, a agricultura e o tratamento dos animais estão sentindo muito a seca, atualmente há propriedades com dificuldade no abastecimento de água.

Hoje, no município, quatro famílias estão com necessidade de água potável, na comunidade de Caravággio, Monte Claro e Barros Cassal. Fernando comenta que nesta última por exemplo, já foram feitas duas tentativas de perfuração de poços artesiano, não se obtendo sucesso.

Há seis meses estávamos comemorando safras recordes, agora inverteu o quadro. O Estado todo está passando por necessidade hídrica […] este ano a estiagem está mais grave que ano passado.

Segundo o secretário, em reunião com o chefe da defesa civil, a prospecção é termos 15 dias com alguns eventos de chuva, porém, não serão suficientes para melhorar as vazões das nascentes. Os meses de janeiro, fevereiro e março, terão índices pluviométricos abaixo da média.

As parreiras estão sofrendo muito, em algumas variedades precoces, tem propriedades que já perderem 100% da safra, não tem um quilo para colher!

Fernando abordou também a situação da produção de leite, que em Veranópolis, de novembro para dezembro, diminuiu 2000 litros. Ele pontua que é um cenário preocupante que advém do gado estar sem pastagem, as propriedades estão consumindo as reservas de silagem, e algumas até cogitam a diminuição de gado, corte e leiteiro, devido a falta de alimento.

O chefe da pasta também aponta o armazenamento de água, como alternativa para os momentos de estiagem.

Os meses de janeiro e fevereiro não serão bons! […] Temos necessidade de água potável!

O Poder Público está realizando o auxílio para as comunidades do interior por meio de fornecimento de água para estas pessoas. A maior procura por parte dos agricultores, segundo o secretário, é para que sejam realizados atendimentos aos produtores com dificuldade de acesso à água.

Confira a entrevista na íntegra

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.