Vida, música, cultura e gastronomia no Festival da Canção Popular Italiana

A magia do reencontro pulsou no Parque da Imigração Italiana, em Protásio Alves, no sábado, 13: o Festival da Canção Popular Italiana voltou a acontecer. Após a interrupção causada pela pandemia do coronavírus, as vozes ecoaram para celebrar o cantar com a abertura oficial pelo prefeito Itamar Girardi e as soberanas Nathália Peruzzo e Bruna Martello.

Seis corais apresentaram-se: Canto e Encanto e Eco dei Monti, ambos de Protásio Alves; Per Tutte L’Eta, de Nova Prata; Bela Vista, de Fagundes Varela; Stella Alpina, de Caxias do Sul; e o Círculo Trentino, de São Valetim. No final do encontro, os integrantes de todos eles e autoridades interpretaram “primi taliane in Mérica”. A música coroou a 44ª edição do Festival da Canção Popular Italiana, o mais antigo do Brasil.

Nos pronunciamentos do padre Luciano Cansan; do prefeito Itamar Girardi; e do presidente do Eco Dei Monti, Graciano Fracasso, as menções foram de alegria, de valorização e de reconhecimento. Também participaram do evento, o vice-prefeito Jocimar Furlan; o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Gardel Porta; o secretário de Turismo, Cultura e Desporto, Roberto Prigol; a primeira e segunda dama, Pricila Turani e Carina Dutra Furlan; vereadores e secretário municipais; e o prefeito de Fagundes Varela, Nelton Conte.

Após as apresentações no Parque da Imigração, houve o jantar típico da gastronomia italiana no Salão Paroquial, onde o Município de Protásio Alves homenageou e agradeceu a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, através do padre Luciano Cansan; e Grêmio Esportivo e Recreativo Protasioalvense (Gerpal) através de Thalisson Lorencet. O evento foi animado por Fernando Franciscon e Henrique Negretti.

Estamos felizes pelo evento que cultua a nossa cultura e expõe nossa história. Estamos imensamente gratos aos corais, às pessoas que participaram e todos que colaboraram pelo sucesso do evento – ressalta o prefeito Itamar.

O 44º Festival da Canção Popular Italiana foi promovido pelo Município de Protásio Alves, com o apoio da Câmara de Vereadores, do Coral Eco Dei Monti. O jantar foi promovido pelo Gerpal.

Fotos: Sonia Reginato

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.