Campanha de Multivacinação analisou mais de 3700 carteiras de vacinação em Veranópolis

Por orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Veranópolis promoveu a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A ação aconteceu nos meses de outubro e novembro, tendo como público-alvo as crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A campanha visou proteger a população, melhorar as coberturas vacinais de forma homogênea, reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis e mantê-las controladas e/ou eliminadas.

Na campanha de multivacinação, são englobadas vacinas contra doenças como BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

O desafio para vacinar o público entre os 0 e 15 anos perpassa pela opinião dos responsáveis pela criança ou adolescente. Assim, obstáculos colocados, como a desconfiança na eficácia e segurança das vacinas e fake news a respeito dos efeitos dos imunizantes no organismo, fazem com que muitas pessoas não priorizem a manutenção da carteira de vacinação em dia, sendo assim necessárias esse tipo de campanha.

Segundo dados apurados pela reportagem da Studio junto a Secretaria de Saúde de Veranópolis, mais de 3730 carteiras de vacinação foram revisadas e atualizadas. A ação foi realizada junto às escolas do município e com ações promovidas como o Dia D.

Para Vanessa Calioni, secretária de Saúde do município, a adesão da comunidade foi bastante surpreendente. “Mesmo com todas as ações de saúde acontecendo ao mesmo tempo, as vacinadoras puderam ir às escolas e realizar um trabalho de conscientização sobre a saúde com os alunos”, relata.

Entrevista tratou sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.