Câmara aprova proposta que visa instituir a Semana Municipal do Brincar

A Câmara de Vereadores de Veranópolis aprovou por unanimidade a IND 166/2021, que cria no calendário oficial de eventos do Município a Semana do Brincar. O projeto é de autoria das vereadoras Mara Garib Guzzo e Maria de Lourdes Gregol.

Entre seus objetivos, o projeto visa valorizar o brincar na vida das crianças, reconhecer a ludicidade como componente da cultura e da infância e resgatar brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade.

Ele prevê que a Semana Municipal do Brincar seja comemorada na última semana do mês de maio, junto ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio.

A proposta sugere que os órgãos públicos realizem atividades lúdicas para seus funcionários, no intuito de reforçar que o brincar traz benefícios em todas as fases da vida. Além disso, as Secretarias pertinentes devem trabalhar na mobilização das crianças e jovens, evitando problemas como obesidade e sedentarismo.

A comemoração da Semana Municipal do Brincar, envolverá uma gama de atividades centradas em brincadeiras e jogos, cursos, palestras, oficinas, seminários e outras atividades pertinentes, sendo realizadas nas escolas, no CAPS, CRAS e espaços sociais e esportivos da comunidade.

“Durante a infância a criança se torna única a singular, aprende a brincar e ao aprender, ela pensa, analisa sobre sua realidade, cultura e o meio em que está inserida, criando forma, conceitos, ideias, percepções e cada vez mais se socializa através de interações. Ao brincar a criança se desenvolve integralmente, passa a conhecer o mundo em que está inserida, portanto, o brincar não é apenas uma questão de diversão, mas uma forma de educar, de construir e de se socializar”, pontua a justificativa.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.