Vereadores propõem análise de bens imateriais para preservação do Patrimônio Cultural de Veranópolis

Após a aprovação do Projeto de Lei Executivo nº 067/2021 e da emenda substitutiva proposta pelos vereadores veranenses, acerca do projeto que dispõe sobre a Proteção, Preservação e Promoção do Patrimônio Arquitetônico, Histórico, Artístico e Cultural do município de Veranópolis, um novo debate foi proposto pelo legislativo.

Veja também | Câmara aprova ementa substitutiva para o projeto de lei que dispõe sobre patrimônio histórico em Veranópolis; Entenda algumas mudanças

Foi aprovada, na sessão desta segunda-feira, 25 de outubro, a indicação ao Executivo Municipal para que, através de seu órgão competente, estude, para posterior encaminhamento à Câmara Municipal de Vereadores, uma relação de bens imateriais que irão agregar a real história ao Patrimônio Cultural municipal. A indicação foi de autoria dos nove vereadores e sugere um olhar mais atento ao patrimônio imaterial, riqueza de Veranópolis.

Na justificativa, o projeto apresenta sua origem: a partir dos encontros e consultas com a comunidade ao longo do estudo para a formulação da emenda substitutiva do projeto do patrimônio histórico, muitos manifestaram a ideia de agregar as raízes culturais, reconhecendo tantas belezas características da terra veranense.

“Trata-se de uma proposição legal que estabelece um marco completo de política pública de preservação e promoção do Patrimônio Histórico e Cultural do Município. No nosso entender vem a agregar ao sentimento expressado em consulta as nossas forças vivas e Comunidade em geral”, afirma a justificativa.

O projeto nº 67/2021, do Patrimônio Histórico, a partir da emenda substitutiva, perde parte de seu sentido turístico e cultural, uma vez que, com a avaliação dos imóveis a partir de pontuação e da grande presença de imóveis particulares, dificilmente pode-se criar um roteiro turístico. Assim, a indicação realizada que valoriza o patrimônio imaterial, tem por objetivo amparar o turismo municipal.

Na listagem realizada pelos vereadores quanto às riquezas imateriais, estão eventos, histórias, programações e obras de veranenses. Alguns dos exemplos são a Femaçã, a Feira do Livro, o Rodeio de Veranópolis, a história de Rovílio Costa e José Lewgoy, as festividades da vindima e do natal, e o acervo fotográfico do Elígio Parise. A listagem completa você confere clicando aqui.

Para o presidente da Câmara, Cristiano Valduga Dal Pai, Veranópolis é uma cidade bastante sustentada pela indústria e comércio, mas que o turismo não pode ser esquecido, sendo que a preocupação com a cultura de Veranópolis precisa receber um olhar especial.

Entrevista tratou sobre o tema

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.