Hemocentro de Caxias do Sul precisa de doadores de sangue: saiba como ajudar

O estoque no local, neste momento, está em 30%, quantitativo que é considerado baixo

Nesta segunda-feira, dia 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data serve como um alerta para toda a comunidade sobre a importância de contribuir, visto que os bancos costumam sempre estar com baixo estoque de sangue. Esse, por exemplo, é o caso do Hemocentro de Caxias do Sul, referência para Veranópolis e região. Neste momento, a instituição está com apenas 30% de estoque, quantitativo inferior ao ideal. Os tipos sanguíneos que maior demandam doação são o O+ e o A+.

Esse cenário, que sempre foi crítico, se agravou durante a pandemia. Com a covid-19, ações de coletas externas, em postos itinerantes, precisaram ser suspensas e uma grande fonte de doação, com isso, foi cessada. Neste momento, porém, doações podem ser realizadas diretamente no Hemocentro, sob agendamento. Para marcar o horário de coleta, a pessoa pode ligar para os fones (54) 32904543, (54) 32904536 ou pelo Whatsapp (54)984188487.

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos: estar alimentado – evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue; caso seja após o almoço, aguardar 2 horas; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos; a frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulher; o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Mais detalhes sobre os requisitos para a doação de sangue estão disponíveis no site do Ministério da Saúde, saiba mais clicando aqui.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.