Nesta quarta-feira é celebrado o dia de Nossa Senhora do Caravaggio

Nesta quarta-feira, dia 26 de maio, é celebrado o dia de Nossa Senhora do Caravaggio, a qual, segundo a tradição católica, é a mãe de Jesus, Maria, que apareceu na localidade de Caravaggio, na Itália, no ano 1432. Na Serra Gaúcha, a fé pela santa move fiéis e consagra romarias. A cidade de Farroupilha, por exemplo, possui o maior santuário do Brasil em honra a Nossa Senhora. Tanto neste município como em Caxias do Sul, cidades próximas a Veranópolis, um feriado municipal é reservado para a santa.

A história de Nossa Senhora

Segundo a fé católica, tudo começou no município de Caravaggio, em 1432, ano inserido em uma época marcada por um cenário de desolação. Nesse contexto, às 17 horas da segunda-feira, 26 de maio, acontece a aparição de Nossa Senhora a uma camponesa. A história conta que a mulher, de 32 anos, era tida como piedosa e sofredora. A causa era o marido, Francisco Varoli, um ex-soldado conhecido pelo mau caráter e por bater na esposa. Maltratada e humilhada, Joaneta Varoli colhia pasto em um prado próximo, chamado Mezzolengo, distante 2 km de Caravaggio.

Entre lágrimas e orações, Joaneta avistou uma senhora que na sua descrição parecia uma rainha, mas que se mostrava cheia de bondade. Dizia-lhe que não tivesse medo, mandou que se ajoelhasse para receber uma grande mensagem. A senhora anuncia-se como “Nossa Senhora” e diz: “Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça, e venho anunciar a Paz”. Nossa Senhora de Caravaggio pede ao povo que volte a fazer penitência, jejue nas sextas-feiras e vá orar na igreja no sábado à tarde em agradecimento pelos castigos afastados e pede que lhe seja erguida uma capela. Como sinal da origem divina da aparição e das graças que ali seriam dispensadas, ao lado de onde estavam seus pés, brota uma fonte de água límpida e abundante, existente até os dias de hoje e nela muitos doentes recuperam a saúde.

Joaneta, na condição de porta-voz, leva ao povo e aos governantes o recado da Virgem Maria para solicitar-lhes – em nome de Nossa Senhora – os acordos de paz. Apresenta-se a Marcos Secco, senhor de Caravaggio, ao Duque Felipi Maria Visconti, senhor de Milão, ao imperador do Oriente, João VIII Paleólogo, no sentido de unir a igreja dos gregos com o Papa de Roma. Em suas visitas, levava ânforas de água da fonte sagrada, que resultavam em curas extraordinárias, prova de veracidade da aparição. Sobre ela, após cumprida a missão de dar a mensagem de Maria ao povo, aos estados em guerra e à própria Igreja Católica, os historiadores pouco ou nada falam. Por alguns anos foi visitada a casa onde ela morou que, com o tempo desapareceu no anonimato.

A romaria hoje

Por conta da pandemia e para evitar aglomerações no entorno do santuário, em Farroupilha, dedicado a santa, a direção do local optou em manter as portas fechadas, sem as estruturas de apoio aos romeiros e realizar celebrações virtuais, através das redes sociais. A única programação agendada no local será a arrecadação de alimentos não perecíveis e a benção dos carros, realizada pelo padres. Clique aqui, acesse a página oficial do Santuário e acompanhe as celebrações.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.