Notícias

Em Veranópolis, nova remessa não será suficiente para imunizar todos idosos que aguardam pela 2ª dose da Coronavac

Idosos com 73 e 74 anos serão completamente contemplados, porém, longevos com 69 anos precisarão aguardar o próximo lote para se vacinar.

Veranópolis receberá a 14ª remessa de vacinas contra a covid-19, que começará a ser aplicada no município já na próxima segunda-feira, dia 26 de abril. Ao total, são 555 novos imunizantes destinados à cidade, sendo desses 435 da Astrazeneca e 120 da Coronavac. Este último, em especial, será direcionado para a aplicação de segunda dose em idosos que já completaram 28 dias da primeira imunização com a vacina do Butantan, porém, não conseguiram se vacinar por falta de doses, na última semana. A faixa etária desses grupos é de 73, 74 e 69 anos.

Contudo, segundo estimativa da Secretaria de Saúde, apesar do quantitativo contemplar o grupo de longevos com 73 e 74 anos, os de 69, que deveriam ter sido vacinados na quinta-feira, dia 22, não conseguirão receber as doses e precisarão aguardar o próximo lote. Essa situação é decorrente do atraso da produção das vacinas e o consequente envio insuficiente de doses por parte do Ministério da Saúde. Cerca de 300 imunizantes ainda serão necessários para sanar a demanda atual de segundas doses da Coronavac. O mesmo cenário de falta é visto em outros municípios.

Diante do contexto, a eficiência do esquema vacinal é colocada em questão. A vigilância epidemiológica da cidade, porém, afirma que apesar do ideal ser a realização da aplicação da segunda dose após 28 dias da primeira, as recomendações do Estado apontam a possibilidade de disponibilização a qualquer momento, sem prejuízos de imunização.

Entrevista tratou sobre o tema

Vacinação para idosos de 73 e 74 anos ocorrerá na próxima segunda-feira

Na segunda-feira, dia 26 de abril, idosos com 73 e 74 anos, que não realizaram a vacina no dia 20 de abril, devem se dirigir somente ao Posto de Saúde Central, no horário das 08 às 16 horas, para receber o imunizante. É necessário que o idoso leve junto o cartão de vacinação.

Ainda não há data para aplicação da segunda dose para idosos de 69 anos. Será necessário, como exposto, aguardar nova remessa.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Alert: Conteúdo Protegido

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios