Unidade Sentinela de Veranópolis está realizando, nesta semana, apenas testes PCR

Esse fato faz com que o número de pessoas positivadas diariamente nos últimos dias esteja consideravelmente abaixo do normal e uma possível "explosão" de casos aconteça na próxima semana

Nesta semana, a Unidade Sentinela de Veranópolis, local especializado para atender casos suspeitos de covid-19, está realizando apenas testes do tipo RT-PCR.

Esse fato faz com que o número de pessoas positivadas diariamente nos últimos dias esteja consideravelmente abaixo do normal e uma possível “explosão” de casos aconteça na próxima semana. Isso ocorre, porque, esse tipo de testagem precisa ser encaminhada a laboratório para análise, fato que retarda a vinda dos resultados em cerca de quatro dias após a aplicação.

Entretanto, anteriormente, não eram esses os testes usados de forma majoritária na cidade. A mudança ocorreu pois, na última semana, suspeitas em relação aos testes antígenos (rápidos) que positivaram, foi detectada pela Secretaria de Saúde da cidade.

No dia 05 de fevereiro, foi divulgado, por meio de nota oficial – clique aqui e leia na íntegra – que os testes positivados não foram completamente fidedignos a realidade e, por isso, uma nova testagem precisaria ser feita. De imediato, o lote em questão parou de ser usado, bem como os demais que já haviam sido adquiridos pela Prefeitura.

– Nesse momento, é imprescindível que os pacientes que testaram positivo não deixem de respeitar a orientação e indicação médica de isolamento domiciliar. Tal conduta, se não observada, poderá colocar a comunidade em risco – alerta a nota.

Agora, todos esses antígenos estão sendo devolvidos e novos lotes devem chegar na próxima semana, quando os testes rápidos voltarão a ser aplicados.

Com esses PCR’s estão sendo testadas pessoas que se encaixam com as situações que possibilitam a aplicação do teste – primeira semana de sintomas – tanto para casos novos como para aqueles que precisam ser testados novamente.

Assunto foi abordado em entrevista na Studio

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.