Secretaria da Saúde de Veranópolis emite nota a respeito das suspeitas na testagem contra a covid-19

Problema aconteceu com as testagens realizadas no início desta semana na Unidade Sentinela

A Secretaria Municipal da Saúde de Veranópolis emitiu uma nota a respeito das testagens realizadas no início desta semana na cidade, no Posto da Unidade Sentinela, que apresentaram problemas no apontamento dos casos positivados. No pronunciamento consta a posição do Poder Público Municipal diante do fato e a indicação da conduta adequada a ser seguida pelos pacientes que passaram pela testagem referida.

Em entrevista à Studio, o prefeito do município, Waldemar de Carli, afirmou que a situação foi detectada porque, entre os dias 1º e 03 de fevereiro, um número elevado de casos positivados foi registrado na cidade, sendo uma situação anormal para o comportamento do vírus no município. Também, a movimentação de pacientes internados no HCSPL não estava correspondendo a crescente apontada nesses dias.

Ao ser observada essa situação, de imediato, foi alterado o lote de testes aplicados e, novamente, os casos voltaram a diminuir, saindo de 42 positivados na segunda-feira, dia 1º, para seis, na quinta-feira, dia 04.

Os testes são adquiridos por meio de processos licitatórios e os já comprados referentes a marca que gerou problema serão reavaliados antes de serem aplicados novamente.

Leia a nota:

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Veranópolis vem a público esclarecer que a testagens realizadas na Unidade de Triagem Respiratória na segunda (01/02), terça (02/02) e quarta-feira (03/02/2021) apresentaram POSSÍVEIS SUSPEITAS NOS RESULTADOS POSITIVOS.

Em razão disso, a SMS informa que os pacientes que testarem POSITIVO nas datas citadas acima deverão aguardar o contato telefônico de profissionais da Secretaria da Saúde, através da Unidade Sentinela, para agendar a retestagem.

Importante reforçar que, conforme a data de início dos sintomas, existem diferentes indicações de metodologia para retestagem. Por esse motivo, a Secretaria da Saúde solicita que os pacientes não se desloquem até a Unidade Sentinela sem contato prévio, caso contrário poderá gerar aglomerações e prejuízos no fluxo de atendimento.

Nesse momento, é imprescindível que os pacientes que testaram positivo não deixem de respeitar a orientação e indicação médica de isolamento domiciliar. Tal conduta, se não observada, poderá colocar a comunidade em risco.

Desde o início do contexto pandêmico, a Secretaria da Saúde de Veranópolis, de forma ética, transparente e comprometida com o bem estar dos veranenses vem se esforçando e buscando estratégias para assegurar atendimento digno e de qualidade a todos.

Logo que percebido o equívoco, a SMS se mobilizou para buscar alternativas para corrigi-lo, mudando a metodologia das testagens aplicadas, a fim de garantir a segurança e eficácia no resultado.
Para tanto se abriu processo para averiguação das condutas e testagens realizadas nesse período de 01 a 03 de fevereiro.

A Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria da Saúde, pede sinceras desculpas pelo ocorrido e se coloca à disposição para esclarecimentos.

PARA DÚVIDAS E INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO PELOS TELEFONES:
• Setor de Vigilância Epidemiológica: (54) 3441-1458
• Unidade de Triagem Respiratória: (54) 9 9104-4237

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.