Ocupação de leitos de UTI aumenta cerca de 10% em uma semana na região da Serra

Entre os indicadores que apresentam maior aumento estão os da cidade de Caxias do Sul, que além de maior porcentagem apresentam um aumento diário da lotação nos últimos sete dias

A porcentagem de ocupação de leitos de UTI é uma grande preocupação, visto que, com a pandemia, a demanda que já era alta pelas internações, aumentou significativamente. Na região da Serra Gaúcha e nos principais hospitais que são referência para o município de Veranópolis, foi constatado nos últimos dias um aumento exponencial no número de lotação. O mesmo comportamento foi observado em todo o RS.

Entre todas as referências que a cidade veranense possui, a que mais preocupa é o município de Caxias do Sul. Olhando em perspectiva, na última semana, houve aumento diário na taxa de ocupação, que cresceu 13%, se comparado a terça-feira, dia 16 de fevereiro a ontem, dia 23.

Veja a situação em cada hospital de Caxias do Sul

  • Hospital do Circulo: 77,3% ocupação;
  • Hospital Pompeia: 97,3% ocupação; 100% de lotação em leitos SUS;
  • Hospital Saúde: 80% ocupação;
  • Hospital Unimed Caxias do Sul: 86,7% ocupação;
  • Hospital Virvi Ramos: 111,5% ocupação; 105.9% ocupação SUS; 122.2% ocupação privados;
  • Hospital Geral: 95,1% ocupação.

A situação da macrorregião, que comporta 27 hospitais, também não é positiva. O aumento nos últimos sete dias chega a 9%. Mesmo que o crescimento nos não seja constante como na cidade de Caxias do Sul, agora, o quadro aparenta estar agravando-se. Da segunda-feira, dia 22, para a terça-feira, dia 23 o aumento foi de 7%.

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, cidade que faz divisa com Veranópolis e é o município mais próximo com leitos de UTI, está com cerca de 90% de ocupação. A porcentagem de lotação nessa casa de saúde vem se mantendo alta, passando, nos primeiros dias de 2021, dos 100%.

Em todos os locais listados acima, neste momento, a maior parte dos internados são suspeitos ou confirmados para a covid-19: macrorregião 171 covid-19, 89 outras enfermidades; Caxias do Sul 98 covid-19, 63 outras enfermidades; Tacchini 23 covid-19, 17 outras enfermidades.

Dados são contabilizados até o dia de ontem, 23, pois os de hoje, 24, ainda estão em aberto | levantamento: Studio

Medidas mais restritivas que as observadas na última semana começaram a ser adotadas na macrorregião a partir da terça-feira, dia 23. Classificada em bandeira preta, a localidade seguirá majoritariamente o modelo de cogestão, que se aproxima da realidade de risco alto. Nas últimas semanas a Serra vinha sendo classificada em bandeira laranja.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.