Veranópolis seguirá medidas delimitadas pela cogestão, com alguns pontos mais restritivos

Apenas dois setores estarão seguindo o que é delimitado pela bandeira preta: bares e atividades religiosas. Demais serviços seguem o que aponta a cogestão.

Nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, a Serra Gaúcha foi classificada na bandeira preta no mapa definitivo do distanciamento controlado. Com isso, uma série de restrições será imposta aos cidadãos dessa região, com o objetivo de barrar o avanço da pandemia de covid-19.

Como a cogestão está vigorando, medidas menos restritivas poderão ser adotadas pelos municípios, partindo do pressuposto da autonomia de cada região.

Em Veranópolis, pelo o que delimita o decreto municipal, as medidas da cogestão serão majoritariamente seguidas (veja um resumo no quadro abaixo). Apenas dois setores seguirão o que está classificado na bandeira preta: bares e atividades religiosas.

Os bares deverão ficar fechados, apenas trabalhando internamente e com sistema de tele entrega. As atividades religiosas não podem ocorrer com público. Isso vale até o dia 1º de março, quando haverá uma reavaliação da situação por parte do governo estadual.

O que diz o decreto municipal

SERVIÇOSITUAÇÃO
Escolas (públicas, privadas e de todos os níveis)Educação infantil, 1º e 2º ano possui ensino presencial permitido | Demais turmas apenas ensino à distância;
RestaurantesApós às 20h, sendo ou não de beira de estrada, só tele entrega | 25% de ocupação, sem auto atendimento;
Salões de Beleza25% trabalhadores;
Academias e demais serviços de educação física25% da lotação do PPCI;
Comércios essenciaisLotação (trabalhadores + clientes): 1 pessoa, com máscara, para 6m² de área útil de circulação, respeitando limite do PPCI;
Comércios não essenciaisLotação (trabalhadores + clientes): 1 pessoa, com máscara, para 6m² de área útil de circulação, respeitando limite do PPCI;
Cursos dos diversos tipos (música, dança, línguas estrangeiras)25% da lotação do local;
Bancos, lotéricasAtendimento restrito;
FeirasFechadas;
EventosFechados;
Competições esportivasFechadas;
Transporte Coletivo Municipal50% capacidade total do veículo (ou normativa municipal) ;
CorreiosApenas 50% dos trabalhadores e atendimento presencial restrito;
Atividades religiosasSuspensas;
Indústrias75% dos trabalhadores, podendo funcionar após às 20h;
BaresFechados;
Postos de combustível e conveniências25% da capacidade com dois metros de distância
Levantamento: reportagem da Studio

Clique aqui e veja o detalhamento completo de cada um dos serviços citados no modelo de cogestão da Serra.

Um ponto importante é em relação aos restaurantes: TODOS devem atuar sem auto atendimento, podendo atender presencialmente até às 20h, posteriormente, só tele entrega.

O decreto municipal com todas as delimitações foi publicado na tarde desta terça-feira, dia 23 de fevereiro, clique aqui e veja na íntegra.

Entrevista junto ao prefeito de Veranópolis tratou sobre o tema, assista:

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.