Bento Gonçalves recebe mais testes rápidos do governo do estado

Nesta semana mais 1000 testes rápidos encaminhados pelo Governo Estadual chegaram ao Município. Atualmente, são testados pacientes com sintomas graves, além de profissionais de saúde e da segurança pública, idosos e demais pessoas monitoradas pela Secretaria da Saúde.  

A Central de Atendimento ao Coronavírus monitora 792 pessoas, que apresentaram sintomas gripais e cumprem o isolamento domiciliar. O acompanhamento é feito com ligações diárias para os quadros mais graves, e a cada dois dias para os casos mais leves.  

Para o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira “desde o início nossas decisões são embasadas em dados científicos e técnicos, e sempre apresentados com transparência para população, o que nos permitiu planejar cada passo com tranquilidade. Agora com mais testes podemos monitorar a disseminação do vírus na cidade, isolar os confirmados e quem convive com eles”, disse.  

Dados da Vigilância Epidemiológica até sexta-feira, 15, demonstram que em 63,3% (175) dos casos confirmados a infecção foi diagnosticada através do exame PCR, e o restante, 100 casos, através da realização de testes rápidos. 

Já foram aplicados cerca de 1000 testes no Município, 692 foram descartados para doença. 

Qual a diferença dos testes?

O laboratorial identifica nas secreções das vias aéreas o vírus causador da Covid-19; já o teste rápido, chamado de exame imunocromatográfico, detecta em uma gota de sangue da pessoa (coletada geralmente da ponta do dedo) a presença de anticorpos produzidos pelo organismo em resposta à infecção pelo coronavírus. 

Quando o teste rápido é aplicado?

O protocolo é indicado para pessoas que estejam há pelo menos 10 dias com sintomas, para que o sistema imunológico tenha tempo para produzir essa defesa contra o vírus. O resultado fica pronto em 20 minutos. 

Qualquer pessoa que chegar na UPA com sintomas pode fazer o teste rápido?

Não, o teste somente será realizado em pacientes que estiverem há pelo menos 10 dias com sintomas, seguindo o protocolo. 

Quantos testes já foram aplicados?

1000 testes sendo 692 descartados *dados até 19 de maio. 

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.