Médico Piero Bonfada esclarece principais dúvidas sobre o Covid-19

Nesta quarta-feira (01), o Médico Piero Motta Bonfada, o qual participa ativamente do combate ao Covid-19 no município de Veranópolis, esclareceu aspectos principais acerca do Coronavírus e as principais dúvidas que podem surgir sobre a enfermidade.

O Doutor afirmou que esta é a terceira vez em que a humanidade entrou em contato com o vírus, sendo esta a mais agravada. A origem da doença é atribuída aos morcegos e que posteriormente teria chegado aos humanos, contudo, esta situação não está confirmada. Suas características principais são a sua alta transmissibilidade, o que a torna uma grande preocupação pelo seu potencial de colapsar o sistema de saúde. Este último fato ocorre, pois, muitas pessoas podem ficar doentes ao mesmo tempo e, por isso, as unidades de saúde podem não conseguir atender a todos. Assim é feita a prevenção e isolamento para que o número de pessoas infectadas não sofra um pico.

Sobre os pacientes que estão no grupo de risco, por terem menos “reserva fisiológica” e/ou imunidade comprometida, faz com que estes tenham mais dificuldade de lidar com a doença.

Quanto a questão do distanciamento social, o doutor afirma que é essencial, pois como não há ainda ferramentas efetivas para lidar com a doença, como remédios e vacinas, evitar que as pessoas sejam infectadas é uma “vitória”. Isto também se deve ao fato de, uma das únicas certezas sobre a doença ser a alta transmissibilidade, por isso se deve evitar o contato e a possível infecção de mais gente. Esta questão também pode auxiliar no sentido que, quanto mais demore para haver o pico de infecções, mais tempo há para o sistema de saúde se munir. O isolamento pode auxiliar, também, para que o vírus perca sua “agressividade”. Alertou também para a diferença entre quarentena e isolamento social, sendo que esta ultima é de apenas alguns indivíduos suspeitos, já a quarentena é toda a comunidade com suas liberdades muito mais limitadas, ponto o qual o nosso município ainda não chegou.

Quanto as medicações e vacinas, pode-se esperar que nos próximos meses já haja resultados sobre remédios que possam auxiliar para mitigar os problemas causados pela doença. Contudo, tudo depende de muito teste, por isso, no momento não é possível afirmar quando isso pode ficar pronto e qual medicação poderá ser utilizada. Quanto a vacina, esta demorará mais e será para soluções a longo prazo.

Em relação a comparação entre o Influenza e o Covid-19, existem divergências e semelhanças. O risco de morte do Coronavírus é inferior ao causado pela Influenza, o que são “boas notícias”. Contudo, o Covid-19 é uma doença nova, não há ainda remédios, diferente do Influenza e, também, o primeiro é mais transmissível que o último. Por fim, porém, ele afirma que “considero os dois como entidades bem diferentes”.

Ao ser indagado sobre a maneira em que o município de Veranópolis se encontra perante a este cenário de pandemia ele afirma que, “tivemos a sorte” de sermos os últimos a sermos afetados pelo Coronavírus, o que fez com que pudéssemos nos preparar para a situação. Além disso, fala sobre como a cidade saiu na frente e que, por isso, teve grande êxito por não ter nenhum caso oficialmente confirmado, até o momento.

Em recado final o Médico afirmou que o futuro deve ser olhado com otimismo, pois, há a redução de número de casos em âmbito nacional e, em Veranópolis, os números de atendimentos na UBS diminuiu, o que demonstra que a situação esta sendo controlada. Atestou também, que, o isolamento é, ainda necessário para que não tenhamos futuros casos. Finalizou “esperamos que essa curva continue achatando”.

Assista a entrevista

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.